Agenda cultural para o feriado de Páscoa em São Paulo

04/04/2010 14:47

Atividades gratuitas em diversas modalidades


Para quem não for viajar no feriado de páscoa: VAGA VIVA na MATILHA. A ação consiste na ocupação de vagas de estacionamento de carros com bancos, plantas, oficinas, música e vida. Acontece todo primeiro sábado de cada mês. A mensagem dessas praças de convivência improvisadas é a retomada do espaço público pelo cidadão. Durante as Vagas Vivas, a Matilha discute e promove a campanha ARBORIZAÇÃO do centro através de coleta de assinaturas, reuniões, oficinas culturais, cinema e música. Em breve mais informações sobre próximos passos da campanha por um centro mais verde. 


Na GALERIA visitantes poderão conhecer as obras selecionadas do 1. Salão dos artistas sem Galeria, projeto do site Mapa das Artes, que acontece simultaneamente na Matilha Cultural e na Casa da Xiclet, dois espaços representantes da cena independente de São Paulo, até dia 17 de abril. 


Café Matilha estará aberto a partir das 12h, oferecendo cardápio vegetariano. São diversas opções de tostex, tortas, chás, sucos, cervejas. 


A partir das 15h, acontecerá uma OFICINA de STENCIL, técnica que permite criar estampar tecidos e outras superfícies. Tragam camisetas, bolsas, panos….  Algumas camisetas estarão a venda para serem usadas na Oficina, mas a Matilha estimula a reciclagem das roupas próprias. Make it new !


No CINEMA, sessão especial do  documentário ficcional “A Era da Estupidez” (2008), o diretor Franny Armstrong,  primeiro longa-metragem sobre mudanças climáticas com vocação para blockbuster . Na história, que se passa em um mundo totalmente devastado no ano de 2055, Pete Postlethwaith (de “Em nome do Pai”) faz reflexões a partir de imagens de arquivo do ano de 2008 e se pergunta: “Porque nada foi feito para impedir a destruição do planeta enquanto podíamos?”. O filme conta com recursos de animação gráfica e já foi celebrado mundialmente por Thom Yorke (Radiohead), pelo cantor Moby e pelo ex-secretário das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Koffi Annan. SESSÃO 18h. 


show na VAGA VIVA: autorall


Toda VAGA VIVA, a MATILHA recebe alguma apresentação musical especial e desta vez,  o projeto AUTORALL apresenta composições próprias, uma mistura de poesia urbana com batidas quebradas, influenciado pelo pluralismo cultural brasileiro e artistas do electrorock como Nine Inch Nails, The Prodigy e The Crystal Method. divulgando o maxi-single “The Number Uno Project”, com gravação, produção e divulgação independente, graças ao uso de novas tecnologias como Home Studio e Internet.

Criado pelo músico e compositor Paulo Rocha, oriundo de Santos e residente na capital paulista, o projeto agora conta com a participação de talentoso músicos do cenário nacional como o guitarrista Felipe Machado (banda VIPER) e o guitarrista Thiago Astronarta (banda PsychoTropicos).


As letras do Autorall abordam temas comuns ao inconsciente coletivo, como as paranóias da sociedade moderna, entre elas a perda e recuperação da identidade própria, a valorização dos pensamentos positivos, conscientização ambiental e muitos outros elementos constantes dos seres proativos e suas mentes irriquietas e criativas. As músicas do projeto estão disponíveis no site www.myspace.com/autorall   .



O show cometerá 19h na galeria / café. 

SOBRE A MATILHA CULTURAL : 

Espaço multicultural localizado na região central da cidade de São Paulo num movimento de diálogo com a produção independente. Um dos únicos espaços que integra sala de cinema com espaço expositivo e sala multiuso, três ambientes permeados com consciência ecológica. Venha conhecer a Matilha. 


Cachorros e crianças adoram as VAGAS VIVAS na MATILHA . 


MIXTAPE MATILHA VOLUME UM - ONE OVE


A MIXTAPE MATILHA volume 1 - lançada no início de março, coletânea de músicas inéditas, está disponível para download no site da Matilha. Com a participação do hip hop nacional, são 12 faixas que misturam bases jamaicanas de dub step, ragga e dancehall com vocais. Com composições dos MCs Funk Buia, Dada Youth, Zulu, Criolo Doido, Sandrão&Va, Sombra e MrBomba, mixagem dos DJs Tano, DanDan, Marco e Wotjila, e a produção musical é dos Ras Fya Dub, Zulu , DJs Gustah (echo soundsysten) e Alexandre Basa na Mixagem.


AQUECIMENTO CENTRAL - happy hour musical na MATILHA - todas as terças. 


No mês de abril, a parceria é com as garotas da crew Applebum. No mundo inteiro as mulheres ainda são minoria no hip hop, principalmente nos toca-discos. Machista ou não, essa cultura está aí para quem tem dom e vontade de fazer acontecer. E foi desse pensamento que nasceu a crew Applebum. Cansada de sempre ser a única mulher a participar dos campeonatos de turntablism, Lisa Bueno começou a convocar outras DJs para treinar, trocar experiências e unir forças para quebrar os tabus dessa cultura. Em pouco tempo formava-se o quinteto: Lisa Bueno, Mayra, Simmone, Tati Laser e Vivian Marques. Vivian Marques abre a programação do AQUECIMENTO CENTRAL de abril, na terça 6 de abril. 



SIGA / OBSERVE / APROPRIE-SE. 

 
 

EVENTO : VAGA-VIVA + SHOW AUTORALL + OFICINA STENCIL 

LOCAL : MATILHA CULTURAL

Endereço: R. Rego Freitas, 542 - São Paulo 
Tel: (11) 3256.2636
Quando: (03/04) Sábado, 12h às 22h.  
Entrada Gratuita


abertura da casa: 12h

oficina stencil: 15h - 18h

show AUTORALL: 19h





+ infos imprensa: nina@matilhacultural.com.br

(11) 32562636 

EVENTO : VAGA-VIVA + SHOW AUTORALL + OFICINA STENCIL 

LOCAL : MATILHA CULTURAL

Endereço: R. Rego Freitas, 542 - São Paulo 
Tel: (11) 3256.2636
Quando: (03/04) Sábado, 12h às 22h.  
Entrada Gratuita