Água, Uma Benção que devemos agradecer sempre!

22/03/2012 07:13
 
Hoje, dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água,
instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1992.
 
 
Muita gente se pergunta: “Como é que pode faltar água em um planeta onde 70% da superfície é coberta por matéria líquida?  Só que a água, para que seja própria ao consumo, precisa ser potável e doce.
 
A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce
 
Estes 2,5% encontram-se:
- 29,7%  nos aquíferos;
- 68,9% nas calotas polares;
- 0,5% nos rios e lagos;
- 0,9% em nuvens, vapor d’água etc.

A água é fundamental para a vida de todas as espécies. 80% do corpo humano é composto por água. Beber água tratada diariamente é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal e auxilia na prevenção das doenças  como cálculo renal, infecção de urina, etc. 

Infelizmente, o desperdício desse recurso natural, aliado à destinação principalmente para as atividades econômicas, faz com que se tenha um sério problema pela frente. Atualmente, 70% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 8% é usada para o consumo.


Com o incremento na agricultura nos atuais moldes, com previsão de até 60%, a escassez será certa. Estudos indicam que, não havendo políticas efetivas de manejo de água, 40% da população mundial viverá em áreas com muita falta d'água até 2050 - concluem especialistas da ONU.
 
Realidade Brasileira
 
Rios poluídos, oceanos com água contaminada, com resíduos perigosos, bactérias e vírus, que entram em nosso corpo e ali permanecem, causando complicações, por vezes bem graves, são problemas sérios em nosso país, embora o Brasil detenha 13% de toda a água doce do mundo.
 
O que fazer de imediato? Até já temos água da chuva ácida, ou com excesso de alumínio!  Segundo o Ministério da Saúde (atenção para o nome do Ministério) é possível ter na água que bebemos 13 tipos de metais pesados, 13 tipos de solventes, 22 tipos de agrotóxicos diferentes e 6 tipos de desinfetantes. Consta da Portaria 518 de 2004, que trata da Potabilidade da Água. Inacreditável, não é mesmo? Mas lógico, bastante lógico, pois sendo o Brasil o campeão Mundial no uso de agrotóxicos, para onde escorrem todos esses venenos? Do solo, passa para a água, incluindo os lençóis freáticos (subterrâneos). Há comprovação já de que o Aquífero Guarani, o maior em volume d'água no Planeta, está contaminado!
 
A afirmação é feita pelo Professor Wanderlei Pignati, da UFMT e consta no video
 

 

Pela atual legislação ainda é permitido muito tipo de resíduo tóxico que prejudicam a saúde, ainda é preciso mudar isso para garantir realmente uma água saudável!