Apenas 26% dos brasileiros reciclam

15/06/2012 12:23

Apenas 26% dos brasileiros reciclam

Planeta Sustentável

Foto: Google Imagens

Reciclar é considerado um dever de todos por 86% dos brasileiros, segundo pesquisa do Ibope Media, mas apenas 26% deles o fazem sempre ou frequentemente. A maior concentração de "recicladores" foi identificada entre pessoas de 35 a 75 anos, enquanto a reutilização foi um hábito evidente nos jovens de 20 a 24 anos da pesquisa. 

Apesar de haver convergência em relação à faixa etária, o estudo mostra que não há um comportamento nacional homogêneo em relação à reciclagem. Enquanto a porcentagem de 26% refere-se à população nacional, a das pessoas que reciclam em Curitiba é 45% e em Brasília apenas 3%. 

Os números mais expressivos de reutilização de objetos foram encontrados em São Paulo (24%), Belo Horizonte (23%) e Curitiba (22%). E a qualidade de material da embalagem se revelou um fator pouco determinante para os brasileiros: apenas 5% deles deixam de comprar um produto por este critério; São Paulo tem o maior índice (7%) e Brasília e Recife, o pior (1%). 

No entanto, a preocupação com o uso de sacolas plásticas para fazer compras é um pouco maior: 14% das pessoas levam a própria bolsa ou sacola. Em Belo Horizonte, onde a lei que proíbe a distribuição de sacolinhas plásticas existe desde o ano passado, quase metade da população (48%) tem esse hábito. Em São Paulo, o percentual é menor, cai para 19%.