APEOESP divulga pesquisa sobre saúde do professor durante XXIII Congresso Estadual

30/11/2010 12:18

APEOESP divulga pesquisa sobre saúde

 

do professor durante XXIII Congresso Estadual


Realizada com 1615 professores em setembro, pesquisa Dieese/APEOESP revela que 81,6% reclamam de cansaço como sintoma mais frequente. Outros 35,4% disseram ter deixado de comparecer a consultas médicas para não ter falta.


 

Durante a realização do XXIII Congresso Estadual da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que acontece em Serra Negra entre os dias 1º e 3 de dezembro, a subseção do Dieese apresentará os dados preliminares da pesquisa sobre Saúde do Professor, realizada com 1615 pré-delegados que participaram, em setembro, dos encontros regionais preparatórios para o Congresso. A pesquisa deverá ser apresentada no primeiro dia dos trabalhos, na quarta-feira, 1º.

Os dados revelam, por exemplo, que 48,5% têm diagnóstico confirmado de estresse; 63,6% dos ouvidos na pesquisa disseram lecionar acima de 30 horas semanais e 54%, para mais de 35 alunos por sala de aula.

Para 55% dos professores ouvidos na pesquisa, a Lei 1041 (que restringe a 6 o número de faltas médicas) é injusta; 35,4% revelaram ter deixado de comparecer a consultas médicas para não ficar com falta.