Até 26/10 - Encontro internacional sobre Lixo Zero motiva jovens a buscar soluções e ideias sustentáveis

24/10/2012 23:41

Encontro internacional sobre Lixo Zero motiva

jovens a buscar soluções e ideias sustentáveis

Instituto Lixo Zero Brasil promove, em Florianópolis, três dias de

debates e discussões sobre gestão de resíduos

 

Envolver a sociedade para refletir sobre a gestão de resíduos e difundir o conceito e as práticas do ‘lixo zero’ na sociedade é o objetivo do Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero, evento que levará especialistas brasileiros, americanos e europeus ao Sesc Cacupé, de quarta (24) a sexta (26), em Florianópolis.

Promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e parte da programação de semana temática, o encontro traz à Capital, entre outros nomes, a fundadora da L2 Ambiental upéLeslie Lukacs, uma das principais consultorias da área nos Estados Unidos. Ela, que coordenou programas de reciclagem e reuso de materiais em diversos países, vai mostrar como criar projetos ambientalmente corretos para eventos, hotéis, restaurantes e lojas. O grego Alexandros Mavropoulos, sócio da empresa D-Waste, vai apresentar o case da plataforma de informações sobre a destinação de lixo no planeta, construída em parceria com a Clinton Foundation.

A programação conta também com o coordenador do programa TierraVida, o argentino Alfredo Redondo, que conduziu debates sobre mobilização global na Rio+20; o coordenador para a América Latina da Associação Internacional de Resíduos Sólidos ISWA) Carlos Silva Filho; e o professor de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, o pós-doutor Daniel José da Silva

“Queremos fazer com que o máximo de pessoas e organizações sintam-se responsáveis na busca de soluções e ações para a gestão de resíduos. O foco nos estudantes e nos jovens em geral será fundamental para a sustentação destas atitudes nas futuras gerações”, defende Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e um dos palestrantes do encontro.

 

SOBRE O INSTITUTO

Fundado em 2010, o Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização da sociedade civil autônoma e sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis. É pioneiro na disseminação do conceito e dos princípios do Lixo Zero no país e faz parte da Zero Waste Internacional Alliance (ZIWA).

Mais informações: www.ilzb.org

E-mail: contato@ilzb.orb