Bill Etiquetagem alimentos geneticamente modificados pré-Arquivado em Novo México Senado

10/01/2013 18:26

Bill Etiquetagem alimentos geneticamente

modificados pré-Arquivado em Novo México Senado


Por Dan Flynn/Food Safety News
Um projeto de lei que obriga a rotulagem de alimentos e ração comercial contendo material geneticamente modificado foi pré-apresentado no Estadual do Novo México Senado.

Proposto pelo senador Pedro Wirth (D-Santa Fe) do Senado Bill (SB) 18 altera a Lei de Alimentos de Novo México e se aplica a qualquer goma alimentos, bebidas ou mascar para os seres humanos ou animais. A nova lei define qualquer produto que contenha mais do que um por cento de um material geneticamente modificado tal como um produto que iria exigir uma etiqueta divulgação no "recipiente imediata" ou invólucro. Será necessário que o rótulo seja "facilmente legíveis."

SB 18 foi pré-apresentado depois dos eleitores da Califórnia nas eleições de novembro passado, derrotaram um referendo com objetivos semelhantes por uma margem de 6,2 por cento. Desde  a derrota, os defensores da rotulagem de OGM também apresentaram uma iniciativa com o Legistivo do Estado de Washington que dá aos parlamentares uma oportunidade de agir antes que a medida seria enviado para os eleitores como uma medida eleitoral.

Tentativas de alcançar o senador Wirth não foram respondidas. Não se sabe se os esforços são, de qualquer maneira relacionados com aqueles que apoiado Prop 37, como o Estado de Washington iniciativa é.

O de 16 páginas do Projeto de Lei do Novo México define "material geneticamente modificado" como uma substância que tem sido produzido, melhorado ou modificado "por meio do uso de tecnologia recombinante ajuda, desoxirribonucléico, engenharia genética ou bioengenharia."

Regra de tomada de autoridade foi dada a bordo do estado de melhoria ambiental, o que é necessário para "estabelecer normas para medir e quantificar o material geneticamente modificado nos alimentos." Pelo projeto de lei do
Novo México, à   Secretaria do Meio Ambiente  é dado o poder de conduzir investigações para " verificar a precisão de rotulagem de produtos alimentares nos termos da Lei de Alimentos de Novo México. "

O partido do senador Wirth controla tanto o Novo México,  Senado e da Câmara, mas o governador é Susana Martinez, a popular procuradora do Distrito Hispanico Attorney.
Nova legislatura do México só atende a partir de 15 janeiro - 16 março, asso, proponente de qualquer projeto de lei tem que trabalhar rápido.

Um grupo conhecido como "GMO Free Oregon" pretende recolher assinaturas neste verão para colocar em votação uma iniciativa daquele estado. A linguagem que apresentou é dito ser semelhante à Propositura 37 na Califórnia.

Os EUA Food and Drug Administration (FDA), que estabelece requisitos de rotulagem para alimentos e bebidas, em que os EUA não exigem a divulgação quando os ingredientes geneticamente modificados são usados ​​porque tais mudanças não tornar os alimentos mais ou menos seguro.