Chega ao Brasil o Projeto "Zinco Salva Crianças"

17/11/2010 17:35

 

 

Chega ao Brasil o Projeto "Zinco Salva Crianças"

Iniciativa provê recursos para o combate à desnutrição


 

 

 

André Lacasi

Foi durante uma reunião em que pelo menos três vencedores de prêmios Nobel se reuniram para discutir a problemática da desnutrição no mundo que surgiu a ideia de usar a suplementação de zinco para combater o problema. Esses foram os primeiros passos do que hoje virou a campanha Zinco Salva Crianças, uma iniciativa da International Zinc Association (IZA) em apoio a Unicef.

A Votorantim Metais tornou-se embaixadora dessa campanha ao trazê-la para o Brasil. Para a empresa, que é uma das maiores produtoras mundiais do metal, é seu dever social trabalhar na disseminação da importância do zinco e lutar para a erradicação da desnutrição infantil em parceria com entidades que levam o peso da Unicef e da IZA. O projeto “Zinco Salva Crianças” é um movimento internacional que visa contribuir com a melhora nos índices de sobrevivência, crescimento e desenvolvimento de crianças subnutridas financiando os programas de suplementos de zinco da UNICEF realizados todo o mundo. O projeto está em execução em outros países e chega ao Brasil com o apoio da Votorantim Metais.

Segundo dados da Unicef, de 2009, cerca de 8,8 milhões de crianças morrem desnecessariamente todos os anos. Sendo que, 800 mil pessoas morrem anualmente no mundo por causa da falta de zinco, o equivalente à população da cidade de Natal (RN). Um dos motivos é a desnutrição, que pode ocorrer devido à deficiência de zinco no organismo, que enfraquece os sistemas de defesa da criança deixando-a vulnerável a doenças como diarreia, pneumonia e malária.

O zinco, em conjunto com outros suplementos de vitaminas e micronutrientes, pode ajudar a fornecer às crianças a quantidade necessária de nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento pleno. O tratamento com zinco é simples: hidratação oral e 20mg de zinco em pó, por dia, adicionados aos alimentos das crianças durante duas semanas.

Segundo estudos da Unicef, a deficiência desse micronutriente é um problema de saúde grave em alguns países como Peru, Equador, Bolívia, Guatemala e Nepal. “As crianças são o nosso maior recurso, não podemos permitir que milhões sofram todos os anos especialmente quando o zinco faz parte da solução”, afirmou Don Lindsay, presidente da Associação Internacional do Zinco.

A Votorantim Metais decidiu apoiar o projeto ‘Zinco Salva Crianças’ por acreditar que tem um papel importante a cumprir com foco no esclarecimento à sociedade das aplicações e benefícios do consumo adequado do metal para o combate à desnutrição infantil. A empresa promove a campanha no Brasil, Peru, EUA e China onde também possui operação, com o objetivo de arrecadar recursos para crianças subnutridas ao redor do mundo.

A empresa acaba de iniciar a campanha para incentivar a arrecadação junto aos seus fornecedores, funcionários e de toda a cadeia produtiva do setor. Além de estimular a doação, a Votorantim Metais também fará uma contribuição. Para cada 1 real arrecadado, a empresa doará mais 1 real.

“A Votorantim Metais, como maior produtora de zinco do Brasil e uma das cinco maiores empresas do setor no mundo deve contribuir para essa causa global. Por isso, disseminaremos informações sobre o zinco e seus benefícios por meio desse projeto internacional da IZA em parceria com a Unicef”, comenta Silene Chiconini, Gerente-geral de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Votorantim Metais.

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A empresa é a terceira maior produtora de zinco do mundo, maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina e líder no mercado brasileiro de alumínio. Possui 17 unidades: 11 no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. É ainda a segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 6,6 bilhões e aproximadamente 12 mil colaboradores. Em 2009, o investimento nas áreas social e cultural da Votorantim Metais foi em torno de R$ 4 milhões. Os recursos beneficiaram 28 projetos nos municípios onde a empresa possui unidades.