Circuito Nacional de Feiras de Livro

18/06/2011 12:27

 Circuito Nacional de Feiras de Livro

Ministra lançou em 15/06 programa que pode ter apoio da Lei Rouanet e do FNC

 

 Fábio Diegues/ Ascom/FBN

Fotos:Nilson Hashizumi, Túlio Fernandes

“Com o Circuito Nacional de Feiras de Livro, pretendemos trabalhar esse espírito com a determinação de que esses eventos compõem não apenas um calendário, mas ações de políticas públicas para a promoção do livro, da leitura e da literatura como fatores estratégicos na construção de um país e nação de leitores”, ressaltou a ministra. “Este Circuito se encaixa numa inovação que estamos avançando no MinC, que é a implantação da [Secretaria da] Economia Criativa. Ela vai do artesanato às indústrias criativas estabelecidas, como o cinema e a música”, acrescentou

Ana de Hollanda lembrou ainda da importância da educação e da cultura na formação dos jovens e destacou a criação da Diretoria de Educação e Cultura dentro da nova estrutura do MinC que trabalhará em parceria com o Ministério da Educação, na implementação da disciplina de música, que passará a ser obrigatória nas escolas a partir de 2012.”Temos 51 milhoes de estudantes nos ensinos fundamental e médio. Daqui a 10 anos, serão eles que estarão produzindo e consumindo plenamente arte e cultura. Então, é neste momento que temos de investir. A educação dá a base. Por isso, estamos trabalhando muito próximos do MEC. Já a Cultura trabalha em outra dimensão, a da imaginação. A Cultura entrega ao jovem, agora, as ferramentas para ele poder não só assimilar, mas também, refletir”, finalizou a ministra durante sua fala na cerimônia do evento.

Importância das Feiras

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, fez uma apresentação demonstrando a importância de se investir em feiras de livro. Ele apontou números que indicam a força desses eventos. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro e Ibope, 8,1 milhões de leitores compram livros nas feiras, gerando um movimento superior a R$ 100 milhões anuais. Os organizadores de feiras de livro estimam que mais de 10 milhões de adultos e crianças visitem as feiras realizadas no país. “Esses expressivos números mostram que as feiras atraem os olhares para o livro, o coloca em evidência, faz a cidade se movimentar em torno do evento e chama a atenção da população para a função social da leitura. E esperamos que esse público cresça com a criação do Circuito”, aposta Amorim.

Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, lembrou que o Circuito Nacional de Feiras de Livro, chega para aproximar ainda mais os escritores, editores e leitores, na busca de cativar e qualificar os eventos. “Teremos agora uma lógica unificada para as feiras de livro, o que facilitará não apenas o planejamento e execução, como elevará a qualidade destes eventos. O mercado ganha e o público agradece”, conclui.

Projeto Caravana de Escritores

As feiras que fizerem parte do Circuito também poderão receber autores do Projeto Caravana de Escritores, que será lançado no segundo semestre pela Fundação Biblioteca Nacional. O apoio inclui a realização de seminários de formação para bibliotecários e professores, criação de Planos do Livro e Leitura nos estados e municípios e, ainda, projetos culturais de instituições vinculadas ao MinC como a Funarte, Ancine e da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC).

“As feiras de livro mobilizam as comunidades em torno da importância da leitura na sociedade e é a grande oportunidade para aproximar autores e leitores”, lembrou Amorim. As feiras, segundo a presidente da CBL, representam o quarto maior canal para venda de livros, logo atrás das livrarias, bancas e sebos.

Além da CBL, participam do Circuito Nacional de Feiras de Livro, como apoiadores, as diversas entidades do livro no Brasil como o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), a Liga Brasileira de Editores (LIBRE), a Associação Nacional de Livrarias (ANL), a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL),a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), a Câmara Rio-Grandense do Livro e as câmaras regionais.