Comissão aprova PEC do diploma de Jornalismo e projeto irá a plenário

15/07/2010 00:43

Comissão aprova PEC do diploma

 

e projeto irá a plenário

 
Izabela Vasconcelos
 

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 386/09) que restabelece a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão foi aprovada nesta quarta-feira (14/07), pela comissão especial da Câmara dos Deputados. Agora, o projeto segue para o plenário, onde deverá passar por dois turnos de votação antes de ir para o Senado.

A PEC é de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), mas o texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que tentou harmonizar a exigência do diploma com a visão do Supremo Tribunal Federal (STF), de que a obrigatoriedade fere a liberdade de expressão.

A expectativa é que até o final deste ano a PEC seja aprovada em plenário. “Com certeza, os dois turnos devem acontecer até o final do ano. Mas concluir o semestre com a comissão especial é a nossa vitória principal até agora”, afirmou Pimenta.

 

Lei torna diploma obrigatório para

jornalistas em Campo Grande (MS)


Comunique-se/Redação

O prefeito de Campo Grande (MS), Nelson Trad Filho (PMDB), sancionou lei que torna obrigatório o diploma de Jornalismo para os profissionais contratados pelos poderes Executivo e Legislativo da capital de Mato Grosso do Sul. A sanção foi publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (14/07).

A lei, de autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB), compreende a contratações por meio de concursos, processos seletivos simplificados, ou quaisquer outros tipos de contratação.

Os profissionais não diplomados que possuem registro de jornalista profissional podem participar dos processos de seleção e contratação.