19/06 - "Curra - Temperos Sobre Medéia", do grupo Contadores de Mentira, no Pombas Urbanas

19/06/2010 19:00

"Curra - Temperos Sobre Medéia",

 

do grupo Contadores de Mentira, no Pombas Urbanas

 

 

 

Uma confraternização ritualística, fruto de pesquisas da cultura oriental e africana, cuja fonte é o corpo e suas energias. O mito de Medéia é o eixo central, recortado em estruturas de dança, canto, rituais, comida e emoções sensoriais. No espetáculo é servido um banquete e o público é convidado a experimentações gustativas por meio do paladar e do olfato. Além disso, experiências de corpo em transe e o conceito de jogo sobrepondo a cena são a base de “Curra”, onde os atores não possuem cenas definidas, mas jogos e regras estabelecidas em um itinerário de energias, que transforma o mito clássico da tragédia grega em um ritual de celebração.

 
Contadores de Mentira é um grupo enraizado em Suzano, município de São Paulo, onde tem público cativo e, por ser pioneiro nas questões criativas e nos movimentos organizados da região do alto Tietê, não abre mão de continuar suas pesquisas e atividades em sua “residência”, com forte diálogo criativo acontecendo de forma sistemática fortalecendo a casa das relações e da experimentação com outros parceiros. Uma das necessidades deste projeto é expor as pesquisas que os Contadores desenvolvem ao longo de treze anos, uma necessidade de dizer para outras esferas que Suzano possui um teatro fortalecido, resistente e preocupado com questões ritualísticas e de identidade de uma região.
 
O projeto artístico não se limita ao espetáculo, mas propõe diálogos com a comunidade, com outras linguagens e outros parceiros. Ampliar é o efeito natural do processo. Assim é a necessidade deste momento circular, de enfrentar outros territórios e dialogar a partir deles a transformação enquanto grupo. Relacionar, estimular, provocar e ser provocado é a experiência da criação que buscam no projeto. Todas as inquietações não possuem respostas porque estão em busca de perguntas e elas certamente terão respostas múltiplas.

FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: Cleiton Pereira
Elenco: Ailton Barros, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Drico de Oliveira, Camila Rafael
Atores Pajens Cozinheiros: Ailton Ferreira e Soraia Amorim
Figurinos: Ailton Barros
Concepção de Arte: Contadores de Mentira
Direção e Composição Musical: Meyson e Juá de Casa Forte
Musicista convidada: Raíssa Amorim
Iluminação: Taciano L. Holanda

 
SERVIÇO
Dia 19, às 19h
Curra – Temperos Sobre Medéia
Direção e dramaturgia: Cleiton Pereira
Elenco: Ailton Barros, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Drico de Oliveira, Camila Rafael
Atores Pajens Cozinheiros: Ailton Ferreira e Soraia Amorim
Duração: 80 minutos
Classificação: a partir de 12 anos
Entrada gratuitaRetirar ingresso com 1 hora de antecedência
Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Bairro Cidade Tiradentes - Zona Leste / SP Telefone: 11 2282-3801)