25/06 - Próximo sábado tem show de Toni Tornado no Estéreo Saci 2011

26/06/2011 06:27

 Próximo sábado tem show de Toni Tornado no Estéreo Saci 2011

Dia 25 tem show de Toni Tornado - Entrada Franca

Inspirado no tema Lixo, Moda e Preconceito, projeto terá shows, debates e visita a aterro sanitário

 

 
A história do Estéreo Saci faz jus a seu nome. Como um bom Saci, brincalhão e travesso, o projeto começou como uma programação de web-rádio (itaucultural.org.br/estereosaci) e ganhou novas proporções ao se desdobrar em séries temáticas sobre movimentos da música brasileira - cada série com 20 programas, sempre com intervenções, entrevistas em vídeo, textos e relatos sobre personagens e acontecimentos marcantes. A série sobre Bossa Nova foi apresentada por Fernanda Takai e a série sobre a Jovem Guarda por Zeca Baleiro.

Em 2010, dando continuidade a seu percurso mutante, o Estéreo Sacihomenageou com shows e programas de rádio artistas como Raul Seixas, Tom Capone, Dolores Duran e Villa-Lobos. A edição ainda reuniu outras personalidades como Odair José, Carlos Careqa, Patrícia Polayne e Wander Wildner em uma brincadeira musical que misturou gerações e tendências, compartilhou informações e pesquisas, e também "cutucou" preconceitos.

Lixo, Moda e Preconceito

Em 2011, o Estéreo Saci cresceu ainda mais e, inspirado pelo tema Lixo, Moda e Preconceito, está preparado para promover shows, debates e oficinas, com apoio cultural da revista Trip. O objetivo principal é refletir sobre questões como consumo, sustentabilidade, padronizações, criatividade, liberdade, tolerância e respeito à diversidade.

A programação traz atividades variadas e até inusitadas: visitas ao Aterro Sanitário de Caieiras, oficina de funk para educadores e diversos debates, entre eles o comandado por Anderson QuakJum Nakao e Nina Lemos.

Além disso, seis convidados especiais trabalham de forma coletiva na produção de vídeos focados na tríade Lixo, Moda e Preconceito. São eles: Cufa Audiovisual (RJ), Clube de Cinema Fora do Eixo (SP e RJ), José Tezza (AC), Atelier Alcova Libertina (MG), Suburbano Convicto - Alessandro Buzo (SP) e Galeria Experiência (SP). A ideia é que todos troquem entre si os materiais filmados e os editem colaborativamente. O resultado são seis filmes de curta-metragem que serão lançados no dia da abertura do evento e exibidos antes das apresentações musicais, que contam ainda com shows de Marcelo JeneciMemórias de um CaramujoTony TornadoLinha Dura (com participação especial deRappin' HoodFamília Gangsters e Arcanjo Ras), entre outros.

Programação
Estéreo Saci - Lixo, Moda e Preconceito
terça 7 a domingo 26 de junho

[ingressos distribuídos com meia hora de antecedência]

terça 7

20h 
Abertura do evento com apresentação do HoMeM-ReFluXo, show do Mutrib e exibição de vídeos inéditos produzidos coletivamente por Cufa Filme (RJ), Atelier Alcova Libertina (MG), José Tezza (AC), Suburbano Convicto - Alessandro Buzo (SP), Clube de Cinema Fora do Eixo (SP e RJ) e Galeria Experiência (SP).

sala Itaú Cultural 247 lugares

quarta 8

9h 
Visita ao Aterro Sanitário de Caieiras (com saída do Itaú Cultural)
A atividade é destinada àqueles que querem conhecer as operações da maior central de tratamento de resíduos da América Latina. Ao todo, a visita dura aproximadamente três horas.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [10 vagas]

20h 
Debate Reciclar Pensamentos, Tecnologias e Costumes com HoMeM-ReFluXo e Reinaldo Pamponet
É necessário ir além da reciclagem de embalagens e refletir a respeito de um processo que inclua costumes, comportamentos e uso de tecnologias. Existe um conceito único no século XXI a respeito do que é sustentabilidade?

sala Itaú Cultural 247 lugares

quinta 9

17h 
Apresentação do Projeto Dasprê com Lúcia Casali
Apresentação dos conceitos e da metodologia da Oficina Experimental Dasprê, que tem como objetivo reconhecer, aprimorar e distribuir o artesanato produzido por detentas do estado de São Paulo.

sala vermelha 70 lugares

20h 
Show de Letuce com participação especial da Dasprê

sexta 10 

20h 
Show de Iara Rennó com participação especial da Dasprê

sábado 11

20h 
Show de Pitanga em Pé de Amora com participação especial da Dasprê

domingo 12 

20h 
Show de Arrigo Barnabé, em Caixa de Ódio - O Universo de Lupicínio Rodrigues (com Paulo Braga e Sérgio Espíndola) com participação especial da Dasprê

sala Itaú Cultural 247 lugares

 

terça 14

20h 
Oficina Sarau Rap Especial com Sérgio Vaz
O objetivo é incentivar e valorizar a criação poética e privilegiar a palavra (a rima), sem a utilização da música.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [70 lugares]

quarta 15

9h 
Visita ao Aterro Sanitário de Caieiras (com saída do Itaú Cultural) 
A atividade é destinada àqueles que querem conhecer as operações da maior central de tratamento de resíduos da América Latina. Ao todo, a visita dura aproximadamente três horas.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [10 vagas]

17h 
Oficina Funk para Educadores com Écio Salles e MC Leonardo
Uma oportunidade de aproximação entre educadores e uma parcela de jovens para os quais o funk é parte fundamental de sua identidade cultural.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [70 lugares]

20h 
Debate Lixo, Moda e Preconceito
com Ignácio de Loyola Brandão e Marcos Barbosa (do Projeto Florestas Inteligentes)

quinta 16

20h 
Show de Marcelo Jeneci

sexta 17

20h 
Show de Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Rômulo Fróes

sábado 18

20h 
Show de Superguidis

domingo 19

20h 
Show de Zé Mulato & Cassiano

sala Itaú Cultural  247 lugares

terça 21

17h 
Debate Pra Onde Vai o Seu Lixo?, com Alexandre Ferrari

distribuição de senhas meia hora antes do debate [70 lugares]

20h 
Debate Decodificar, Alterar, Desconstruir e Reconstruir com Anderson Quak, Jum Nakao e Nina Lemos
Troca de experiências e reflexões a respeito de moda, comportamento e preconceito.

sala Itaú Cultural 247 lugares

quarta 22

9h 
Visita ao Aterro Sanitário de Caieiras (com saída do Itaú Cultural) 
A atividade é destinada àqueles que querem conhecer as operações da maior central de tratamento de resíduos da América Latina. Ao todo, a visita dura aproximadamente três horas.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [10 vagas]

20h 
Miranda Kassin e André Frateschi no show Hits do Underground
*Nesse dia serão disponibilizados os programas de web-rádio (itaucultural.org.br/estereosaci) com roteiros de Debora Pill, inspirados no tema Lixo, Moda e Preconceito com a apresentação de Jum Nakao (moda), Francisco Miguez (lixo) e Gaspar - Z`África Brasil (preconceito).

quinta 23

20h 
Show de Linha Dura com participação especial de Rappin' Hood, Família Gangsters e Arcanjo Ras

sexta 24

20h 
Show de Memórias de um Caramujo

sábado 25

20h 
Show de Tony Tornado

domingo 26

20h 
Show de Tony Tornado

sala Itaú Cultural  247 lugares

quinta 23 e sexta 24 de junho

2º Fórum Onda Cidadã de Mídias Autônomas
Em paralelo às atividades do Estéreo Saci, ocorre o 2º Fórum Onda Cidadã de Mídias Autônomas, que conta com a presença de representantes de instituições, coletivos e rádios comunitárias das cinco regiões do país. Durante o fórum serão apresentados, pela primeira vez, os dados do Mapeamento Onda Cidadã, que pesquisa o perfil e a estrutura dos produtores brasileiros de mídias autônomas.

Informações sobre os participantes

Alexandre Ferrari atua há 15 anos na área de resíduos sólidos, com o desenvolvimento de novas tecnologias ambientais e remediação de áreas contaminadas. Atualmente trabalha como engenheiro de aterros sólidos na empresa Solví Participações S.A.

Anderson Quak é um dos fundadores da Central Única de Favelas (Cufa). Criador da Cia. de Teatro Tumulto, também é diretor dos programas Espelho - apresentado por Lázaro Ramos, no Canal Brasil - e Aglomerado, da TV Brasil, apresentado por MV Bill e Nega Gizza. Foi também um dos produtores do documentário Falcão - Meninos do Tráfico e hoje dirige seu primeiro longa-metragem sobre a remoção de favelas nas décadas de 1960 e 1970 na zona sul do Rio de Janeiro.

Arcanjo Ras é hoje um dos nomes mais fortes do Ragga no Brasil. Robinson Rocha de Souza (seu nome real) já passou por diversas capitais do país e gravou com inúmeros artistas nacionais e internacionais. Foi integrante do Coral Erudito de São Paulo e do Coral da USP (Coralusp). Atualmente faz parte do Coral Sírio Libanês e apresenta para o público o álbum inovador e inédito 
"Dance Ras". 

Caixa de Ódio - O Universo de Lupicínio Rodrigues é um show em homenagem ao artista conhecido como "boêmio genial". Apaixonado pelo descomedido universo do gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914-1974), o compositor Arrigo Barnabé mergulha em direção à obra do inventor da "dor de cotovelo" - com as participações de Paulo Braga e Sérgio Espíndola - em um espetáculo de cabaré.

Dasprê é fruto de um projeto social desenvolvido pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel - Funap, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), e tem como objetivo reconhecer, aprimorar e distribuir o artesanato produzido pelas detentas do estado de São Paulo.

Debora Pill é jornalista e pesquisadora musical. Apresenta o programa Vitrola Livre, na Rádio UOL, fez curadoria musical para o TEDxAmazônia, é colaboradora da revista de cultura independente +SOMA, participou do time de seleção do Rumos Música 2010-2012, no Itaú Cultural, e recentemente escreveu os destaques de música para o Guia Especial da Virada de SP, da Folha de S. Paulo. É roteirista dos programas de rádio Lixo, Moda e Preconceito.

Écio Salles é escritor e pesquisador de cultura. Doutorando em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é secretário-adjunto de Cultura em Nova Iguaçu (RJ) e consultor do Onda Cidadã - Mapeamento Nacional da Comunicação Autônoma para o Itaú Cultural.

Família Gangsters é um power trio (baixo, guitarra e bateria) que utiliza samplers, improvisação e timbres psicodélicos para combinar tendências mundiais - como o ska e o dub jamaicanos -, com ritmos regionais brasileiros - como baião e maracatu - para criar um som original e contemporâneo. O grupo tem quatro discos gravados e o novo trabalho, batizado de Regionave, será lançado no segundo semestre de 2011.

André Frateschi e Miranda Kassin - Hits do Underground é um projeto que faz releituras de grandes músicas independentes da década de 2000, a partir do ponto de vista estético dos dois cantores e atores. A ideia é conferir uma sonoridade consistente e homenagear essas canções e seus compositores.

HoMeM-ReFluXo é um projeto que nasceu em 2003, a partir de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane. Por uma semana ele guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de parangolixo-luxo, criada pela artista plástica Marina Reis. A performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias, foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário.

Iara Rennó é cantora, compositora e produtora musical. Tem músicas gravadas por artistas como Elza Soares e Ney Matogrosso. Em 2001, ao lado de Andréia Dias, formou o grupo DonaZica, que tem dois discos lançados: Composição (2003) e Filme Brasileiro (2005). Iara extraiu do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, fragmentos de cantilenas mântricas e vestígios de música para compor o álbum Macunaíma Ópera Tupi (2008). De 1998 a 2002, integrou a banda de Itamar Assumpção como vocalista.

Jum Nakao é artista e diretor de criação. Realizou em junho de 2004, na São Paulo Fashion Week, a performance A Costura do Invisível, na qual modelos desfilaram e rasgaram roupas confeccionadas em papel vegetal. Atualmente desenvolve múltiplas atividades, como concepção e direção de arte, exposições, aulas, palestras e design de produtos a convite de empresas, fundações, museus e instituições do Brasil e do exterior.

Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Romulo Fróes são músicos e compositores que partem da sonoridade do samba para propor novos rumos à música paulistana, influenciados não só pelo ritmo, mas por toda a rica tradição da música brasileira. O trio experimenta um repertório autoral que mantém as características de cada um, mas que leva adiante as propostas de seus trabalhos individuais. O resultado deste processo desenvolvido nos shows será registrado em breve no disco coletivo batizado de Passo Torto.

Letuce é o nome do projeto musical criado em 2008 pelos namorados Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos. Acompanhados por Rodrigo Jardim, no baixo, e Thomas Harres, na bateria, os dois cantam odes pós-modernas ao amor.

Linha Dura é rapper cuiabano engajado em movimento social e militante do movimento hip-hop desde 1996. Já realizou shows e dividiu palco com SNJ, Apocalipse 16, Racionais MC's, MV Bill, 
Nega Gizza, entre outros. Em 2008 lançou o disco O Caminho da Resistência e seu novo trabalho, Em Busca da Verdade, tem previsão de lançamento para junho de 2011.

Lúcia Maria Casali de Oliveira é formada em direito, mestre em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade São Paulo e especialista em direito penal pela Imory University de Atlanta, nos Estados Unidos. Foi procuradora do Estado, junto à Procuradoria da Assistência Judiciária, e membro do Ministério Público. Hoje é diretora-executiva da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária.

Marcelo Jeneci é compositor e multi-instrumentista. Feito para Acabar, seu álbum de estreia, traz 13 faixas autorais, a maioria em parceria com nomes já conhecidos do público, que marcam a primeira safra de composições do paulistano.

Marcos Barbosa é agrônomo, formado pela Universidade de Taubaté (Unitau). Desde 1982, é produtor rural e desenvolve atividades de pecuária, apicultura, ovinocultura e viveiro de espécies florestais nativas. Atualmente é sócio e diretor da empresa Florestas Inteligentes, voltada a projetos socioambientais, que possui um estoque de 1,5 milhão de mudas nativas e produz 150 mil mudas ao mês dentro de um presídio em Tremembé (SP).

Memórias de um Caramujo é uma banda que experimenta diversos formatos, ideias e ferramentas, e que parte de diversas influências, como vanguardas musicais, MPB e pop para criar um som próprio. Os integrantes também mudam de instrumentos, de posição no palco, de funções, ocupam espaços, criam dinâmicas, para assim explorar novos arranjos e possibilidades.

Mutrib é uma gipsy band formada por instrumentistas paulistanos, voltada ao repertório dos Bálcãs e do Mediterrâneo Oriental. Concebendo a cultura mediterrânea do Oriente como um grande eixo da cultura mundial, capaz de interligar Ocidente e Oriente desde a Antiguidade, o Mutrib apresenta um repertório que valoriza tanto aspectos similares como as diferenças entre uma cultura e outra. Na Turquia, o nome da banda significa para a filosofia sufi "a energia que emana do encontro de músicos".

Nina Lemos é repórter especial da revista Tpm e colunista da Folha de S. Paulo. É autora do romance A Ditadura da Moda e de cinco livros de crônicas junto com suas parceiras do trio 02 Neurônio, que existe em blog há mais de dez anos. Carioca exilada em São Paulo, tem uma relação de amor e ódio com a moda. Cobre eventos de moda desde a época do Morumbi Fashion, mas mesmo assim não aceita ser chamada de fashionista.

Pitanga em Pé de Amora é um grupo paulistano influenciado por artistas como Noel Rosa e Pixinguinha. Os cinco integrantes, compositores e intérpretes apresentam frescor à canção popular com seus instrumentos acústicos - como saxofone, clarinete, flauta e violão de sete cordas - e se revezam nas composições. Sambas, choros e frevos fazem parte do repertório.

Rappin' Hood é band leader do grupo PosseMente Zulu, foi o primeiro rapper a participar do programa Ensaio, de Fernando Faro, e é um dos fundadores do movimento hip-hop.

Reinaldo Pamponet migrou da carreira executiva para desenvolver iniciativas visando humanizar a inclusão digital, desenvolver novas formas de aprendizagem e novas modelagens econômicas para a sociedade em rede. Em 2002, fundou a Eletrocooperativa, organização que formou 2 mil jovens no processo chamado de Sevirologia, com o objetivo de criar riqueza unindo os valores culturais de uma sociedade mais a possibilidade de atuação no meio digital. Hoje se dedica à rede ItsNoon "www.itsnoon.net" uma comunidade virtual em que as pessoas se relacionam por meio da aprendizagem e criação de conteúdo e conhecimento.

Sérgio Vaz é poeta, agitador cultural e um dos criadores do Sarau da Cooperifa. Organizou a primeira Semana de Arte Moderna da Periferia e o projeto Poesia Contra a Violência, realizado nas escolas públicas de São Paulo e Taboão da Serra. Em 2010 foi um dos ganhadores do Prêmio Trip Transformadores.

Superguidis é uma banda gaúcha que surgiu em 2006 com o disco Superguidis. Desde então, lançou mais dois discos - A Amarga Sinfonia do Superstar (2008) e Superguidis 3 (2009). Também gravou o DVD Superguidis Acústico, previsto para o segundo semestre de 2011 e está em processo de composição para o seu quarto disco.

Tony Tornado começou sua carreira musical como cantor de rock'n'roll e integrou o grupo Brasiliana. Morou três anos em Nova York, onde travou contato com o movimento negro e conheceu Tim Maia. De volta ao país, trabalhou no conjunto de Ed Lincoln e foi crooner da boate New Holyday, no Rio de Janeiro, onde foi descoberto pelo compositor Tibério Gaspar. Interpretou a composição BR-3, de Gaspar, no V Festival Internacional da Canção, em 1970, obtendo grande sucesso. Além de cantor, paralelamente desenvolveu a carreira de ator, em especial a partir da década de 1970, quando estreou na minissérie Jerônimo.

Zé Mulato & Cassiano têm 12 discos gravados e são considerados hoje uma das melhores duplas em termos de execução de viola e violão. Zé Mulato segue os passos de violeiros como Bambico e Tião Carreiro, só que com uma técnica bem particular. Cassiano é músico autodidata e toca violão como poucos do gênero caipira no Brasil.

show e debates - [indicados para maiores de 12 anos]

 

 

Serviço

Itaú Cultural 

Avenida Paulista 149 - Paraíso [próximo à estação Brigadeiro do Metrô] 

 

São Paulo/SP  Informações 11 2168 1777 - twitter.com/itaucultural - atendimento@itaucultural.org.br