De 16 a 19/Nov - II Semana da Consciência Negra USP Leste

16/11/2010 19:00

II Semana da Consciência Negra USP Leste
De 16 a 19 de novembro de 2010

A Semana da Consciência Negra é um evento que discute a questão racial brasileira por meio de debates com convidados e intervenções culturais de grupos artísticos que contemplem a cultura afro-brasileira.Dialogar, contar e resgatar episódios da luta e resistência de negras(o)s no Brasil é necessário para romper mitos e mostrar sua verdadeira importância na construção da nossa sociedade. Apresentar essas “Histórias não Contadas” é o tema e o objetivo da II Semana da Consciência Negra USP Leste.

Serviço:

Data: De 16 a 19 de Novembro de 2010

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, campus da Zona Leste da Universidade de São Paulo. 
Rua Arlindo Bettio, 1000 – Ermelino Matarazzo, Zona Leste - São Paulo, SP. (Acesso pela Av.Assis Ribeiro altura do nº 6600 e pela estação USP Leste da CPTM)

Horário: dois períodos: Matutino das 9h-12h, e, Noturno 19h-21h30min. (inicia no dia 16/11 às 19h)

Ingresso : Gratuito
Telefone: (11) 9545-4743 - C/ Renato Adriano Rosa
E-mail: malungoscn@gmail.com
Site: https://semanadaconsciencianegrauspleste.blosgspot.com

Programação

 
 

DIAS 16, 17, 18 E 19 DE NOVEMBRO DE 2010.
16/11/10 - (terça) 
19h ABERTURA DA SEMANA
20h MESA - “Historias não Contadas”

 
José Carlos Vaz
Professor da Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no curso de Gestão de Políticas Públicas (vice-coordenador do curso).

  







Heloisa Pires Lima
Doutora em Antropologia Social titulada pela Universidade de São Paulo. Autora de livros infanto-juvenis, desde 1995, também pesquisa a presença de personagens negros nos acervos disponíveis para os jovens. Atualmente é consultora para a série Livros Animados - TV Futura, Fundação Roberto Marinho, inserido no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC.


17/11/10 - (quarta)
Séculos XVI e XVII - “Resistência à submissão econômica e cultural”
09h MESA - Quilombos: lutas históricas e desafios atuais
11h Intervenção Cultural - Jongo

Mario Gabriel do Prado
Coordenador Geral da federação Quilombola do Estado de São Paulo. Quilombo Casamboquinha.



Gustavo Úngaro
é advogado, bacharel e mestre em direito pela Universidade de São Paulo. Dentre suas funções na gestão pública paulista, foi diretor do Instituto de Terras de São Paulo (ITESP) e coordenador do Grupo Gestor do Programa de Cooperação Técnica e Ação Conjunta para os Remanescentes das Comunidades de Quilombos do Estado de São Paulo. Atualmente é Secretario Adjunto da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.


João Bosco Coelho
Professor de História da Cultura Africana, militante do Brasil Afirmativo e do Instituto Luiz Gama.






 






 Século XVIII - “Resistência à submissão Religiosa” 
19h MESA - As irmandades, candomblé e umbanda: uma luta pelas as matrizes africanas.
20h45 Intervenção Cultural - Maracatu

Rodney William Eugênio
Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, concluiu créditos de mestrado no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais (Antropologia) da mesma universidade, transferindo-se posteriormente para o Programa de Gerontologia Social, no qual desenvolve a dissertação intitulada "A Bênção aos mais Velhos: Poder e Senioridade nos Terreiros de Candomblé", a ser defendida ainda este ano. Atua como pesquisador e editor, além de babalorixá do Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá.


Juarez Tadeu de Paula Xavier
Jornalista (PUC/SP), Mestre em Comunicação e Cultura (Prolam/USP), Doutor em Comunicação e Cultura (Prolam/USP), Diretor de curso - Universidade Cidade de S. Paulo, Coordenador - Grupo de Pesquisa em Mídia Radical, Docente - Curso de História da África e dos Africanos (Centro de Estudos Africanos/USP), Docente - Curso de Mídia e Cultura - Celacc/USP, Docente  Curso de Gestão Cultural - Celacc/USP, Pesquisador - Celacc/USP, Fundador da união de Negros Pela Igualdade (Unegro/SP), Iloye - Ile Ase Iya Mi Agba.




18/11/10 (quinta) 
Século XIX - “Resistência à submissão cultural e social”
09h MESA - Revolta dos Malês: resistência sob o véu da História
 


Jorge Pontes 
escritor


11h Intervenção Cultural - Sarau Tributo à Solano Trindade


Século XX - “Resistência à submissão cultural e econômica” 
19h MESA - Revolta da Chibata: 100 anos de luta
20h45 Intervenção Cultural - Samba

Agnaldo Kupper
professor - Ateneu Cpv Ensino Médio e Vestibulares, professor do Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e escritor - Editora Ftd S A. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil

19/11/10 (sexta) 
Século XXI - “Resistência a submissão social e econômica” 
09h MESA - A luta da mulher negra no século XXI
11h Intervenção Cultural - Dança Afro


Roberta Estrela D'Alva
Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1996-2000), membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (primeira companhia de Teatro Hip Hop do Brasil ) e do coletivo Frente 3 de Fevereiro  desenvolvendo ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas acerca do racismo na sociedade brasileira. Nesses dois núcleos de pesquisa, desenvolve trabalhos como atriz, diretora, MC, roteirista e dramaturga. É idealizadora do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro "Slam" (batalha de poesia) brasileiro. Atualmente desenvolve a pesquisa "Vozes da performance poética na contemporaneidade -o MC e seus trânsitos" na PUC-SP sob orientação da Dra. Profa Jerusa Pires Ferreira.

Flávia Rios
Socióloga. Autora da obra "Lélia Gonzalez - Retrato do Brasil Negro, atualmente faz doutorado na Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia. Suas áreas de pesquisa são relações raciais, movimentos sociais e políticas públicas.
 


19h ENCERRAMENTO DA SEMANA


Grupo Teatral OS CRESPOS
Peça: ENSAIO SOBRE CAROLINA  



O texto é uma adaptação do livro Quarto de Despejo, Diário de Uma Favelada, escrito pela catadora de papel Carolina Maria de Jesus (1914-1977), que foi traduzido em treze idiomas.
***
O grupo, que nasceu como grupo de estudos na Escola de Arte Dramática da USP (EAD), na passagem de 2004 para 2005, é formado pelos atores Sidney Santiago, Lucélia Sérgio, Mawusi Tulani e Joyce Barbosa, além de contar com colaboradores recorrentes.



EXPOSIÇÃO 

O Levante dos Malês – Cultura, Identidade e Resistência Negra no Brasil. 
Exposição de fotos, documentos e textos sobre o levante ocorrido em em 25 de janeiro de 1835. Foi um importante fato histórico brasileiro, único na América, de uma rebelião escrava liderada por africanos mulçumanos, Nagôs e Hausas trazidos do Golfo de Benin, na África.

 
Organização e curador da exposição: 
Honerê Al-amim,
coordenador geral da Associação Posse Hausa.





Apoio: 

Dia 18/11 - Sarau Tributo à Solano Trindade .
Participação de Liberto Trindade