DE 9 a 11 de nov - FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade no Expo Center Norte

09/11/2010 08:30

FIMAI - Feira Internacional de

Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

De 9 a 11 de nov  no Expo Center Norte em São Paulo

A FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2010, no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em São Paulo, SP, abre um leque importante de opções na área ambiental e possibilita o contato com os mais importantes especialistas e empresários atuantes no Brasil.

Considerada como a mais importante feira do setor de Meio Ambiente Industrial na América Latina, a FIMAI apresenta-se como excelente opção para mostrar o que há de melhor e mais avançado em nível mundial, sendo um grande atrativo para investidores e empresários nacionais e internacionais que desejam estreitar contatos com empresas do setor, fazer negócios e expandir sua rede de relacionamentos comerciais. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem sucedidas e pró-atividade nos setores socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes.

A cada ano, desde sua 1ª edição em 1999, a Fimai e seus eventos paralelos reafirmam a proposta de perpetuar a "sustentabilidade" no setor industrial.

O excelente nível dos expositores e visitantes reforça o crescimento exponencial do mercado ambiental brasileiro. Demonstra também a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em busca da sustentabilidade nacional e seu reflexo no cenário mundial.

A FIMAI OBJETIVA

- Estimular contatos com empresas atuantes no setor ambiental;

- Promover a troca de informações sobre tecnologias, equipamentos, bens e serviços para o desenvolvimento sustentável;

- Estimular e reforçar a troca de experiências entre o Brasil e outros países;

- Promover a aproximação de interesses de gestores públicos e privados no desenvolvimento sustentável com investidores e parceiros de negócios do Brasil e do Exterior;

- Possibilitar o fechamento de excelentes negócios.

PÚBLICO-ALVO FIMAI

Ao longo desses doze anos de realização, além de concentrar um número representativo de visitantes qualificados e que são, em sua maioria, detentores das tomadas de decisões nas empresas em que atuam, a FIMAI possibilita a realização de negócios in loco e propicia a troca de experiências salutares para a dinâmica do mercado ambiental.

Seu público-alvo é composto por representantes dos setores Industrial, Instituições Científicas, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacional, Atendimento Emergencial, Engenharia, Análise e Gestão de Riscos, Educação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Recursos Humanos, Direito Ambiental, Laboratórios, Consultorias, Empresas de Comunicação e Marketing, Cooperativas de Reciclagem, Gerenciamento de Resíduos, Entidades de Ensino, Tecnologias, Equipamentos, Organismos Governamentais e Não Governamentais, Responsabilidade Social, entre outros, constituídos por empresários, diretores de empresas, gerentes de meio ambiente, engenheiros nas mais diversas especialidades, técnicos de segurança, economistas, médicos do trabalho, brigadistas e operadores de emergência com produtos perigosos, transportadoras de produtos químicos, refinarias, órgãos Ambientais, defesa civil, bombeiros, professores e estudantes na área ambiental, especialistas na área socioambiental, consultores e representantes de organismos públicos e privados, entre outros.

PRODUTOS E SERVIÇOS APRESENTADOS DURANTE A FIMAI

- Produção mais Limpa e Ecoeficiência
- Água e Esgoto;
- Análise de Riscos;
- Consultoria e Prestação de Serviços Ambientais;
- Educação Ambiental;
- Emissões Atmosféricas;
- Equipamentos e Tecnologias;
- Fundos de Investimentos;
- Gerenciamento de Resíduos;
- Laboratórios Ambientais;
- Mercado de Créditos de Carbono;
- Reciclagem;
- Remediação de Solo;
- Responsabilidade Social;
- Segurança e Saúde Ocupacional;
- Sistemas de Gestão Integrados;
- Sustentabilidade;
- Transporte de Produtos Perigosos;
- Tratamento de Efluentes
- Atendimento Emergencial
- Direito Ambiental

Além disso, a Fimai conta com uma gama variada de empresas de consultoria e prestação de serviços nas áreas de: aterros, incineradores, co-processamento, tratamento físico-químicos e biológicos, inventários de emissões, reciclagem de resíduos.

Outros setores presentes na Fimai:

Representantes do setor de Equipamentos: sistemas automatizados para controle de odores, tratamento de efluentes industriais, saneamento; bioremediação; tratamento de óleos e derivados de petróleo; detectores de gases; monitores portáteis; sistemas autônomos; prensas enfardadeiras e hidráulicas; proteção respiratória; contenção de vazamentos; combate a incêndio; câmaras térmicas; bombas dosadoras; controladores de ph, entre outros produtos.

Laboratórios Ambientais: diagnósticos e análises ambientais físico-químicas e bacteriológicas, medições e tecnologias para tratamento de ar e emissões atmosféricas, análises de solo, água, vegetação, resíduos, toxicologia, instrumentação analítica, entre outros. 

 

Programação

Terça-feira – 09 de novembro de 2010

08h30 – 09h00 - Abertura Oficial do XII SIMAI

09h00 – 09h30 - Welcome Coffee

09h30 – 12h30 - Painel Internacional: Tendências tecnológicas e a experiência empresarial internacional para promover a consolidação da sustentabilidade

Com tradução simultânea

Palestrantes:

Marcus Meckelman – Executivo de vendas internacionais e Gerente da plataforma de Qualidade de Água; Master em Administração e Engenharia, trabalha na matriz da OTT Hydromet em Kempten, Alemanha. Desde Junho de 2006, ele é responsável pela área de área de qualidade da água na Europa. Dentre os projetos de monitoramento que foram concebidos e implantados sob sua responsabilidade se destacam: Rede de monitoramento da qualidade da água na costa noroeste da Espanha,incluindo transmissão de dados em tempo real, através de 18 bóias autarcas; Construção da rede de hidrometria da Romênia, com 625 pontos de medição quantitativa e 67 pontos de medição qualitativa da água; Monitoramento da qualidade da água no sistema de cavernas de Škocjan, Eslovênia, com 6km de comprimento e 220 m de profundidade, combinando medições pontuais e monitoramento autônomo. Como Executivo de Vendas Internacionais, é responsável por toda Europa Ocidental e Oriental, América Latina, e África, construindo e desenvolvendo projetos e negócios, e provendo consultoria técnica, na área de hidrometria e hidrologia para as linhas de produto OTT e Hydrolab.

Tema: Qualidade de água em rios voltados para indústrias

Carsten Cremers - Gerente de Projetos de Células de Combustíveis do Group Manager Fuel Cells, Fraunhofer Institute for Chemical Technology (Alemanha). Estudou Química na Heinrich-Heine-University Dusseldorf, onde recebeu seu PH.D; em 1998, trabalhou 2 anos como Postdoctoral na French CNRS Institute Lure, em Orsay, na França, antes entrando para o Grupo do Prof. Ulrich Stimming na Technische Universitat Munchen e ZAE Bayern. Ali trabalhou de 2000 até 2006 na área de reformas, células de combustíves de álcool direta e células de combustíveis óxidos se tornando líder do Grupo de Células de Combustíveis, em 2004. Em julho de 2006 se juntou a Fraunhofer ICT como Gerente de Projetos de Células de Combustíveis trabalhando diretamente com células diretas de combustível de álcool e sistemas militares de células de combustíveis. Tornou-se líder de células de combustíveis em janeiro de 2010. Sua principal especialidade é em eletrocatálise e desenvolvimento e montagem de membrana elétrodos para células de combustível de álcool.

Tema: Custo efetivo de soluções electroquímicas para fornecimento de energia sustentável

Diego Tomassini - Program Manager do Programa de Cooperação Ambiental entre o Ministério do Meio Ambiente da Itália e os Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Brasil desde 2005; Licenciado em Estatística Econômica pela Universidade La Sapienza de Roma; Possui mais de 16 anos de experiência profissional; Foi Gestor de Projetos de cooperação internacional em países do Leste Europeu, Argentina e Brasil.