Docentes de Informática criam didática para alunos surdos

16/03/2010 20:24

 

 

Docentes de Informática criam didática para alunos surdos 

 Diogo Honorato (Sistema Fiesc)

O caso do aluno Arthur Anzolin, que é surdo, motivou os professores da unidade do Senai em São Miguel do Oeste a criarem uma didática apropriada para ensinar informática a deficientes auditivos. A intenção é facilitar o aprendizado de conteúdos complexos, como algoritmos e linguagens de programação. A iniciativa será apresentada no congresso Computer On The Beach, evento técnico-científico que reúne profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação de todo o país.


Arthur Anzolin frequenta as aulas do Ensino Médio articulado com o curso técnico de Informática. Para acompanhar os conteúdos, conta com a ajuda da intérprete de Libras (Linguagem de Sinais) Elenir Guerra. No entanto, muitos termos de informática, em inglês, são difíceis de serem traduzidos em gestos. Para resolver o problema, as professoras Elenir e Cléia elaboram uma aula especial , que possibilita explicar o conteúdo de maneira visual. Com o sucesso da iniciativa, as docentes resolveram aprimorar o recurso didático.

“A ideia é desenvolver um programa visual para que o surdo consiga compreender a lógica de programação e assim elaborar seus próprios programas”, explica Cleia.

O projeto, que surgiu de uma necessidade interna, se transformou no artigo `Sistema de Ensino de Algoritmo para Surdos' e será apresentado na 1ª edição do Computer on the Beach. O evento na área de tecnologia da informação será realizado entre os dias 19 e 21 de março, em Florianópolis. “Por ser um programa inovador, certamente irá abrir novos horizontes na área de informática, pois queremos que o surdo participe, interaja e não apenas esteja presente em sala de aula”, afirma Elenir.

Cleia ressalta que hoje é uma necessidade na área de Tecnologia da Informação desenvolver projetos de inclusão para pessoas com necessidades especiais. O artigo será apresentado pelas professoras juntamente com o aluno Guilherme Povala, colega de Arthur. Após a apresentação, a intenção é colocar o projeto em prática e iniciar o desenvolvimento do programa.