Economia Solidária Sustentável

05/11/2012 18:27

Economia Solidária Sustentável

Parceria entre Sutaco e Made in Forest disponibiliza rede de relacionamentos e negócios para artesãos sustentáveis. 

 Made in Forest

A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho - SERT com a responsabilidade de oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.


A Sutaco também resgata as formas tradicionais de expressão do povo, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características, e acompanha as tendências atuais da produção artesanal.

 

A Made in Forest é a uma Rede Ambiental gratuita, com um modelo de relacionamento baseado nas redes sociais, em que as pessoas participam da elaboração do seu próprio conteúdo, a Made in Forest é a primeira rede online global de economia verde. Focada em meio ambiente e sustentabilidade, a rede ambiental tem como objetivo identificar, organizar, divulgar e estimular as iniciativas de economia solidária verde no mundo – e, em especial, nos municípios brasileiros. 

O autocadastro de cada artesão, empresa, ONG ou eco cidadão, de acordo com cada perfil da Made in Forest, é gratuito.

Cada um cria seu próprio mini-site (página), podendo disponibilizar conteúdo em forma de texto, contatos, até 5 fotos, 1 vídeo e até 5 arquivos (tabela de preços, apresentações, etc.) para download do consumidor ou interessado. A rede já conta com 700 mil visitantes de mais de cem países, estando integrada com mais de 320 redes sociais de todo o mundo (Facebook, Twitter, Orkut, Linkedin, etc.). 

Além de colocar as pessoas em contato entre si, a parceria entre a Sutaco e Made in Forest possibilita negócios e a transferência de conhecimento para quem a acessa, pois seu conteúdo disponibiliza informações, banco de imagens, vídeos e contatos inclusive em nível internacional, pois cada página cadastrada é traduzível em mais de 50 idiomas. 

 

A iniciativa é de organizar, em uma única plataforma, todos os agentes envolvidos com a economia solidária sustentável, de forma a facilitar o acesso da população aos ecos fornecedores que já decidiram adotar o conceito do respeito ao meio ambiente e sustentabilidade em suas atividades profissionais e cotidianas.

A Economia Solidária Sustentável possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de inclusão e geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária Sustentável se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de relações socialmente justas e ambientalmente sustentáveis;

 

“Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não somente do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.”

Contatos:

 

SUTACO  www.sutaco.com.br  / wmsantana@sp.gov.br / (11) 3241-7342

Made in Forest www.madeinforest.com / contato@madeinforest.com / (11) 3446-3000