Nesta quinta-feira, acontece em São Paulo ato de solidariedade a dom Pedro Casaldáliga e ao povo Xavante

07/02/2013 19:00

Nesta quinta-feira, acontece em São Paulo

ato de  solidariedade a dom Pedro Casaldáliga

e ao povo Xavante

Adital

Nesta quinta-feira (07 de fevereiro), em São Paulo, haverá um ato de solidariedade o dom Pedro Casaldáliga e ao povo Xavantes, símbolos de resistência e de luta por um mundo melhor. A atividade acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, das 19h às 22h.

O bispo emérito da Prelazia São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, vem recebendo ameaças de morte devido à sua luta pela devolução das terras batizadas como Marãiwatsédé aos índios da etnia Xavante. No início de dezembro, após a Justiça derrubar dois recursos que tentavam adiar a retirada dos não índios da região, agora chamada Gleba Suiá Missú, ele teve de se deslocar contra sua própria vontade para uma localidade não revelada para sua própria segurança.

Ainda assim, dom Pedro retornou em 29 de dezembro a São Félix, estando agora sob proteção policial. Porém, além de Casaldáliga, diversas lideranças indígenas e agentes da pastoral também estão sendo ameaçados desde que o Incra iniciou o processo de desintrusão da região.

"Manifestamos nossa irrestrita solidariedade ao povo Xavante e a d. Pedro Casaldáliga, que no próximo 16 de fevereiro completará 85 anos de idade. Pedimos que entidades em defesa dos direitos humanos, movimentos populares, sindicatos, pastorais, partidos políticos, movimento estudantil e todos que lutam e se colocam enquanto sujeitos ativos na transformação da sociedade estejam em unidade para denunciar a situação de violência e tensão na região de Marãiwatsédé, que mais uma vez ameaça vidas em nome da acumulação de capital”, afirma o Comitê de Solidariedade a Dom Pedro Casaldáliga e ao povo Xavante.