Escola Amigos do Verde recebe homenagem Câmara dos Vereadores de Porto Alegre por atuação pioneira

01/06/2010 11:49

Escola Amigos do Verde realiza exposição e recebe comenda


Escola recebe homenagem da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre/RS por atuação pioneira



O Bureau de Estratégias, que tem como diretora de criação a designer e administradora especialista em marketing Márcia Carneiro Luiz, é responsável pelo projeto gráfico da exposição da escola Amigos do Verde. Pioneira no Brasil e referência mundial, a instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no bairro Higienópolis de Porto Alegre, oferece, há 26 anos, uma proposta inovadora que alia ecologia, sustentabilidade, alimentação consciente, auto(eco)conhecimento e pedagogia ecossistêmica.

A mostra, composta por painéis produzidos por toda equipe da escola em conjunto com os alunos, será exibida de 24 de maio a 6 de junho, das 9h às 17h, Saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara dos Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255). A linha do tempo, intitulada Era Uma Vez, vai contextualizar a história e o sistema pedagógico diferenciado do colégio, baseado em experiências educacionais de sucesso garimpadas mundo afora pelas diretoras Luna Carneiro Behrends e Sílvia Lignon Carneiro.

Além da exposição, a instituição será agraciada pela Câmara Municipal com a Comenda Porto do Sol, por indicação do vereador Aldacir Oliboni. A distinção é conferida para pessoas físicas ou jurídicas com atuação pública reconhecida em áreas do conhecimento humano, como a educação. A cerimônia de entrega da premiação ocorre no dia 1º de junho, terça-feira, às 19h, no plenário, exatamente na semana em que se comemora o dia da Ecologia e do Meio Ambiente, 5 de junho.

De acordo com a diretora da escola e mestre em educação, Sílvia Carneiro, é uma honra receber esta homenagem da Câmara dos Vereadores, mas, acima de tudo, o maior benefício é o reconhecimento do trabalho da Escola Amigos do Verde. “Com isso, podemos motivar outras instituições a acreditarem e a investirem em um ensino que tenha como base tornar o planeta mais harmônico e sustentável. Afinal, se quisermos que os adultos do futuro sejam mais éticos e conscientes, nós, os adultos do presente precisamos dar um bom exemplo para as crianças de hoje”, confessa. Conforme a diretora, o mérito da equipe de educadores está em adiantar-se, vislumbrar o futuro, perceber as necessidades da sociedade e das famílias. “Inclusive, o diferencial da Amigos do Verde é atuar há 26 anos com foco em ética, ecologia e educação consciente. Também chegamos aqui graças aos pais e alunos que acreditaram no nosso trabalho. Todos estamos de parabéns!”, afirma.

A Escola Amigos do Verde, fundada há 26 anos em Porto Alegre (RS), é pioneira em manter uma proposta pedagógica interessada em educar seres humanos pertencentes a um ecossistema de interdependência de pensamentos, atos e sentimentos. O colégio é praticamente uma chácara de 3,6 mil metros quadrados, localizada em pleno centro urbano, em um dos bairros mais movimentados da Capital, o Higienópolis. A Escola abriga um lago e um bosque, onde convivem porquinhos-da-índia, jabuti, periquitos, galinhas e tartarugas, juntamente com crianças e adultos. Desta forma, o currículo interdisciplinar inclui, além das disciplinas determinadas pelo MEC, atividades que incentivam a noção de sustentabilidade no dia-a-dia. Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental (a Amigos do Verde oferece aulas até o 5º ano), a criança aprende na prática a assumir responsabilidades com o meio em que vive e a ter um papel proativo e consciente. Técnicas como o mapa mental, utilizada pelos alunos e pela professora para o planejamento dos estudos, priorizam o exercício do consenso.