Estudantes de curso técnico debatem sobre meio ambiente

10/06/2011 10:43
Estudantes de curso técnico 

debatem sobre meio ambiente

 

 
 
   
Sec.Educação/BA/googleimagens

Estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã, em Salvador, realizaram a I Conferência sobre Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Sustentável, nesta quinta-feira (9). A atividade, voltada para a proteção à natureza fez parte da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo (5).

A I Conferência teve o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para refletir e discutir sobre os impactos ambientais gerados pelo estilo de vida da sociedade contemporânea e ressaltar a importância do turismo sustentável, que tem como princípio a preservação dos valores naturais e culturais de uma localidade, como estratégia de desenvolvimento local.

A programação trouxe discussões sobre práticas sustentáveis, como plantio de árvores nativas, mutirão de limpeza,orientações de boas práticas ambientais, palestra sobre Saúde e Meio Ambiente, Práticas e Saberes na perspectiva Socioambiental e a pesquisa realizada pelos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo: “Turismo e Meio Ambiente, uma relação possível”.

Antônia Reis, articuladora do curso, avalia a ação pedagógica, fundamental para a mudança dos hábitos de consumo e adoção de um novo modelo de desenvolvimento socioambiental sustentável. “Como crescer culturalmente, socialmente, sem gerar tantos impactos ao nosso ambiente? Esta reflexão é que queremos provocar em nossos estudantes e nossa comunidade, apresentando alternativas para o turismo sustentável”, explicou.

 

A comunidade estudantil e moradores do bairro de Itapuã também se envolveram na organização do evento. Para isso, foi criada a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), que terá o objetivo de zelar, cotidianamente, pelas boas práticas pedagógicas de educação ambiental na unidade escolar. A comissão é composta por representantes do curso técnico em Guia de Turismo - Educação Profissional, da educação básica, professores, funcionários e moradores do bairro de Itapuã.