28/06 - Exposição “Um homem chamado amor” abre 6ª Semana Chico Xavier em Fortaleza

28/06/2012 15:00

Exposição “Um homem chamado amor”

abre 6ª Semana Chico Xavier em Fortaleza

Ag. Boa Notícia

Foto: Geraldo Lemos

Fotos, painéis com textos, objetos pessoais pertencentes ao médium e pacifista mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002) fazem parte da exposição “Um homem chamado amor”, que começa nesta terça-feira (19) e fica em cartaz até o próximo dia 30 no Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica), em Fortaleza. A mostra integra a 6ª Semana Chico Xavier, promovida pela ONG cearense Estação da Luz, que lembra os dez anos de partida do médium.

O escritor e médium mineiro Geraldo Lemos(à esq.), amigo pessoal de Chico, vem a Fortaleza para as homenagens. No dia 28 de junho, às 19h30min, na Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi, o público terá a oportunidade de assistir à palestra “Chico Xavier, Mandato de Amor”, proferida Geraldo. Ele é também o presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, de Pedro Leopoldo (MG).  Depois da palestra, serão lançados três livros:  “Chico Xavier – A aurora de uma vida entre o céu e a terra”, “Isabel – A mulher que reinou com o coração” e “Lições para Angelita”, psicografado por Chico pelo espírito João de Deus.

Geraldo Lemos faz ainda duas palestra abertas ao público em Fortaleza. No dia 29, às 19h, será na Federação Espírita do Estado do Ceará (Rua Princesa Isabel, 255 - Centro). No dia 30, também às 19h, o encontro será no Centro Espírita João Evangelista (Rua Amadeu Furtado, 78 - Parquelândia), com mediação do jornalista Nonato Albuquerque.

Foi em 30 de junho de 2002, que Chico deixou a Terra. No mesmo dia, o Brasil conquistava o penta na Copa do Mundo de Futebol. Quem acompanha a trajetória de Chico lembra que ele sempre dizia a amigos que desejava partir “em um dia em que o País estivesse em festa”. Dez anos depois, o médium espírita, admirado por famosos e anônimos das mais diversas crenças religiosas, permanece vivo na memória do País.

Antes desses eventos, a Estação da Luz realiza, na próxima terça-feira (26), às 9h, a exibição do filme “As mães de Chico Xavier” para detentas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa. A produção da Estação Luz Filmes é dirigida por Glauber Filho e Halder Gomes.
 
O filme conta a história de três mães que têm em comum a busca de consolo e esperança nas mensagens psicografadas pelo médium mineiro Chico Xavier (Nelson Xavier). Ruth (Via Negromonte) sofre pela perda do filho, envolvido com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli) repensa sua vida após a morte do pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller) é uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, além do choque pelo assassinato do pai de seu bebê.

Sessão solene

Em Fortaleza, haverá homenagem a Chico também na Assembleia Legislativa. No 28 de junho, às 15h, será realizada sessão solene para marcar o décimo ano de falecimento de Chico. O deputado Fernando Hugo (PSDB) foi o autor do requerimento propondo a homenagem. Ele encaminhou o requerimento à direção da casa a partir de um pedido da Estação da Luz, feito pelo diretor da entidade Luiz Eduardo Girão.

Para a coordenadora da Estação da Luz, Suely Vieira, a Semana Chico Xavier (que cronologicamente tem mais de sete dias), é uma forma de a entidade homenagear essa personalidade brasileira que trouxe ao mundo “exemplo de doação e amor ao próximo”. Suely destaca que Chico ultrapassou barreiras e é admirado e querido por pessoas das mais diversas religiões e classes sociais.

A Estação da Luz promove a 6ª Semana Chico Xavier com apoio da Servis Segurança, Porto D’Aldeia Resort, Movimento em Favor da Vida, Movimento Brasil sem Aborto, Shopping Benfica, Federação Espírita do Estado do Ceará e Grupo Espírita Paulo e Estêvão. Stand Show e Shopping Benfica.