25 e 27/06 - Galpão de Cultura e Cidadania realiza Festa Junina

27/06/2010 17:00


Galpão de Cultura e Cidadania realiza Festa Junina

 

 

 

 
No fim de semana de 25 a 27 de junho, das 17h às 23h, acontecerá a Festa Junina do Galpão de Cultura e Cidadania, Rua Serra da Juruoca, s/nº, do Jardim Lapenna, distrito de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo (SP). A partir das 17 horas, o público poderá conferir uma programação bem diversificada, que inclui a típica quadrilha e manifestações tradicionais dos festejos do interior do Brasil, como congadas, maracatus e catira. O objetivo é apresentar a riqueza da cultura popular brasileira.

Nesta edição, pela primeira vez, os detalhes da festa estão sendo preparados por uma comissão, composta por moradores e participantes da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna e da Fundação Tide Setubal. “O resultado virá de um processo de construção coletiva. Estamos aqui para fazer com a comunidade”, conta Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação, que co-administra o Galpão com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna.

Não faltarão a fogueira, nem o pau-de-sebo, com recompensa para quem alcançar o cume. A comissão também organizará a disposição das barracas de comidas típicas dentro do Galpão. Em duas delas — ligadas ao Programa Ação Família São Miguel —, mulheres que participaram de um curso de culinária caipira na Oficina Escola de Culinária vão comercializar pratos especiais.

A programação artística ficou por conta da Fundação Tide Setubal. Nesta edição, serão valorizadas expressões tradicionais da cultura brasileira. O público também terá oportunidade de dançar ao som do forró pé de serra do Trio Rastapé Flor de Muçambê; do maracatu da Banda Vigna Vulgaris; e da percussão do Samba de Roda de Pirapora. Na programação, há espaço garantido para os artistas locais: Sacha, Raberuan e Zulu de Arrebatá mostrarão suas composições. Eles participaram, na década de 1970, do Movimento Popular de Arte (MPA), que congregava artistas e agitadores culturais em São Miguel Paulista. Entrada é aberta e gratuita. Mais informações pelo telefone:  (11) 2956-0091.

Desde 2005, a Fundação Tide Setubal trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). Para isso, desenvolve ações voltadas a famílias, jovens e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social, em parceria com órgãos do governo e ONGs e em articulação com políticas públicas, priorizando a participação ativa da comunidade, fornecendo-lhe informação e estimulando a construção da sua autonomia.

Todas as relações e as atividades da Fundação são norteadas por quatro princípios: construção de uma sociedade justa e solidária, tendo como pressuposto a inclusão democrática e participativa de todos os segmentos sociais; respeito às diferentes temporalidades, pluralidades e diferenças culturais; valorização da cultura, tradições, experiências e costumes da comunidade; valorização do trabalho voluntário.