Grande ABC promove I Encontro Lúdico Regional

07/08/2010 20:22

Grande ABC promove I Encontro Lúdico Regional

Evento abordará os 20 anos do ECA e o protagonismo juvenil


 
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, por meio do GT Criança Prioridade 1, promoverá neste sábado, 7, o I Encontro Lúdico Regional  de Crianças e Adolescentes dos sete municípios para tratar dos 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e do protagonismo infanto-juvenil. A organização do evento está sendo feita pelo GT Criança Prioridade 1 do Consórcio Intermunicipal do ABC, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Bernardo do Campo e pela Fundação Criança de São Bernardo.

O encontro será na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, sede da Fundação Criança (Rua Francisco Visentainer, 804, Bairro Assunção), em São Bernardo do Campo. A realização do evento se dá em cumprimento à deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) para que todos os municípios e regiões do Estado realizem o encontro lúdico. O II Encontro Lúdico Regional é preparatório e antecede o IV Encontro Lúdico Estadual, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2010.

O Encontro Lúdico é uma iniciativa onde as próprias crianças e adolescentes do Estado de São Paulo se reúnem para avaliar a implementação do ECA e possibilitar um amplo processo de discussão, reflexão e de proposição, visando o fortalecimento da participação das próprias crianças e adolescentes nos processos decisórios das políticas públicas infanto-juvenis.

Em agosto 2009, o GT Criança Prioridade 1 do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC realizou a I Conferência Lúdica Regional, que foi sediada em Santo André. Mais de 300 crianças e adolescentes das sete cidades do Grande ABC participaram da Conferência Regional Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2009.

De acordo com o coordenador do GT Criança Prioridade 1,  Ariel de Castro Alves, “a participação das próprias crianças e adolescentes indicando políticas públicas; debatendo os direitos e deveres da criança e do adolescente; controlando e fiscalizando os programas e serviços voltados à infância e juventude, é fundamental para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja realmente aplicado e cumprido pela sociedade, pelas famílias e pelo Estado”.

Está prevista a participação de 200 crianças e adolescentes eleitos nos Encontros Lúdicos Municipais que foram realizados pelos Municípios no primeiro semestre deste ano. Participam as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.