Guarulhos usa água da chuva para lavar veículos

17/11/2010 17:45
Guarulhos usa água da chuva para lavar veículos

Captação é feita no próprio telhado do Departamento de Transportes

 

Fabio Bittencourt

 

Guarulhos (Grande São Paulo) implantou um sistema de reuso de água para lavar a frota de quase 700 veículos da Prefeitura. Desde setembro, a Prefeitura deixou de jogar no ralo cerca de 10 mil litros de água potável por dia. Em média, o Departamento de Transportes Internos lava 70 carros, motos, caminhões e máquinas pesadas por dia.

A captação da água da chuva é feita no telhado do próprio departamento, que tem uma área de 5 mil m². A água é coletada em uma caixa com capacidade de 15 mil litros. Depois de passar por dois filtros, segue para dois reservatórios de 15 mil litros, cada. No total, são armazenados 45 mil litros de água, quantidade suficiente para uma semana de lavagens. É importante destacar que a utilização dos filtros permite reaproveitar toda a água para limpar novamente os veículos.

O projeto de reuso inclui também um circuito que separa o óleo e devolve a água para o sistema de filtragem. O óleo proveniente da graxa dos automóveis é, então, entregue ao Fundo Social de Solidariedade, que vende o material a empresas que possuem certificados de destinação do material. “A expectativa é de que os reservatórios sejam suficientes para abastecer as lavagens, inclusive nos períodos sem chuva”, diz Waldomiro do Amaral Júnior, diretor de Transportes Internos da Prefeitura.

A implantação contou com apoios de outros órgãos da Prefeitura, como a Secretaria de Obras, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A). O projeto custou R$ 160 mil aos cofres públicos, mas a expectativa é recuperar o valor em até um ano graças à redução do uso de água tratada no processo.