Idosos fazem manifestação pacífica pedindo respeito no Dia de Combate à Violência ao Idoso

15/06/2013 13:00

Idosos fazem manifestação pacífica pedindo respeito no Dia de Combate à Violência ao Idoso

Elizangela Jubanski e Juliano Cunha/Banda B

Juliano Cunha/Banda B
 “Idoso merece respeito. Respeitem a 3ª idade, mocidade”, diz a faixa feita pelos idosos

 

Um grupo de idosos se reuniu na manhã deste sábado (15) no bairro Mercês, em Curitiba, para uma mobilização consciente em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Eles estavam reunidos em frente à Igreja dos Capucinhos, na Av. Manoel Ribas, e carregavam faixas que pedia mais respeito com as pessoas da terceira idade.

Os idosos fazem parte do abrigo Moradia João Paulo II e estavam na companhia de uma assistência social. O grupo estava distribuindo o Estatuto do Idoso, folders e mensagens em balas e doces.

A assistente social, Neuri Fagundes Lebioda, que estava com eles disse à Banda B que o manifesto dos idosos foi parecido com o modo de vida que eles levam. “Eles são calmos, tranquilos e a manifestação tem isso deles. Eles quiseram assim e vamos respeitá-los”, disse.

É exatamente isso que as faixas dizem: respeito. “Idoso merece respeito. Respeitem a 3ª idade, mocidade”. Para o experiente Cesar Leônidas Alves de Lima, 79 anos, ações do dia a dia precisam ser mais respeitadas quando o assunto é o idoso. “No ônibus, na calçada. Que se tenha cada vez paciência com os idosos. Já fui vitima diversas vezes de falta de respeito, por isso temos que fazer isso”, finaliza. Eles devem ficar no local até o início da tarde.