Lançamento da nova etapa do Projeto Reciclando para o Amanhã

02/09/2010 21:05
Lançamento da nova etapa do

Projeto Reciclando para o Amanhã

Raposo Shopping desenvolve ação ambiental em São Paulo


Ações envolvem grande campanha interna, palestras de educação ambiental, oficinas de reciclagem gratuitas para clientes, evento infantil, além do Placar da Reciclagem, mídia que mostrará os resultados a cada mês Lançado em 2007, com o intuito de disseminar entre clientes, colaboradores e lojistas princípios da educação ambiental e da sustentabilidade (como reciclagem e coleta seletiva, entre outros), o projeto do Raposo Shopping, intitulado Reciclando para o Amanhã, avança agora uma nova etapa – desta vez, mais agressiva. “As peças desta nova campanha têm abordagem mais direta. São, ao mesmo tempo, convidativas e na medida certa para impactar a todos sobre práticas fundamentais que vão colaborar com o futuro do planeta”, informa a gerente de marketing do Raposo Shopping, Kelly Seixas.

Espalhados pelo shopping, diversos materiais divulgarão mensagens ambientais e irão indicar os locais adequados para o depósito de materiais recicláveis, incluindo lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias. Especificamente para o público interno, o Raposo Shopping promoverá reuniões e palestras de educação e orientação ambiental, cujo objetivo é conquistar maior adesão para as práticas propostas pelo Raposo Shopping.

Entre as estratégias para atingir esse objetivo, estão a distribuição de brindes que colaboram com a boa saúde do planeta tais como blocos de anotação em papel reciclável, bolinhas anti-stress em formato de globo terrestre, além de cartilhas sobre reciclagem. Já para os visitantes e clientes, uma série de oficinas de reciclagem gratuitas incentivará, com muita arte, o reaproveitamento de materiais. A garotada também será convocada a aprender um pouco mais sobre natureza e preservação. Para o público infantil, a ação chama-se “O Pequeno Tarzan”, que trará muitas brincadeiras, numa graciosa floresta montada na Praça de Eventos, de 05 a 17 de outubro.

As oficinas gratuitas são voltadas a pessoas acima de 14 anos, com 15 participantes por turma e duas sessões diárias, das 14h às 15h30, e 16h às 17h30, na Praça de Eventos. Interessados podem se inscrever no Balcão de Serviço ao Cliente, a partir de 1º de setembro. As aulas serão ministradas por técnicos da Instituição Adere, entidade sem fins lucrativos que atende pessoas portadoras de deficiência intelectual.

Entre as peças inovadoras, destaca-se o “Placar da Reciclagem”, painel montado em local interno de grande fluxo, que registrará a quantidade de material coletado para reciclagem e o quanto este total representou no mês em economia para a natureza. Por exemplo, cada 50 kg de papel reciclado salva uma árvore derrubada; 50 kg de metal reciclado evitam que sejam extraídos do solo 5.000 kg; cada 1 kg de plástico reciclado evita a emissão de 1,5 kg de gás carbônico na atmosfera, e cada 1 kg de vidro reciclado garante 1kg de vidro novo.

O “Placar” funcionará como uma espécie de motivador, pois todos poderão conferir o quanto estão colaborando com a reciclagem. E, ainda, mesas da Praça de Alimentação, mobiliário dos banheiros, corredores, lixeiras e containeres, entre vários outros pontos, servirão de mídia para a veiculação de mensagens ambientais ou sinalização para descarte de diferentes materiais.

Atento às necessidades em contribuir – e já – para a preservação e conservação dos nossos recursos naturais, o Raposo Shopping reúne outros esforços para o sucesso do Projeto Reciclando para o Amanhã. “Estamos investindo na estruturação do espaço físico, adquirindo equipamentos e contratação de mão-de-obra especializada na coleta seletiva, pois nosso compromisso é dar destino correto ao lixo aqui produzido”, diz Kelly Seixas. Segundo ela, a meta é fazer com que toda a cadeia operacional do shopping – que inclui lojistas e colaboradores – participe ativamente da campanha. “Queremos reciclar 81,4 toneladas até final de 2010”, projeta a gerente de marketing. “É uma contribuição de todos os freqüentadores e funcionários ao nosso planeta”, diz.

O Raposo Shopping fica à Rodovia Raposo Tavares, km 14,5, São Paulo Tel. (11) 3735-0780 – Estacionamento Gratuito.