O Contador de Histórias, longa emocionante

10/03/2010 13:54

Lançamento de vários filmes no início do ano

O documentário Mamonas, Prá Sempre! tem lançamento marcado para o mês do Carnaval. O filma apresenta os detalhes da meteórica carreira da banda paulista. Em fevereiro, Márcia Derraik e Simplício Neto levam para as telas o filme Onde a Coruja Dorme, sobre a relação do sambista Bezerra da Silva com seus compositores, que são pessoas anônimas dos morros cariocas e da baixada. Ainda nesse mês, os fãs de High School Musical poderão conferir a versão brasileira do musical do Disney Channel, dirigida por Cesar Rodrigues.

Foto: Divulgação

Os Inquilinos, de Sérgio Bianchi, chega ao cinemas em janeiro de 2010

Em março acontece o maior número de estreias, já que, até agora, há previsão de que dez produções brasileiras cheguem aos cinemas. Entre eles está Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos, que traz cinco histórias dirigidas por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, sob a coordenação de Carlos Diegues. Eles foram treinados por meio de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro. Haverá também a première do infantil Eu e Meu Guarda-chuva, de Toni Vanzolini, com Lucas Cotrim, Paola Oliveira e Daniel Dantas no elenco. 

Raul - O início, o fim e o meio, de Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel, poderá sem visto em abril. Como o nome já indica, o filme retrata a vida e obra de Raul Seixas. A biografia do líder espírita Chico Xavier também chega aos cinemas no mesmo mês, sob a direção de Daniel Filho. As Melhores Coisas do Mundo, drama de Laís Bodanzky, também faz parte dos lançamentos de abril. A produção exibe o cotidiano de um grupo de adolescentes e seus dilemas com as descobertas comuns dessa fase. 

Maio marca a estreia de 400 contra 1 - A história do Comando Vermelho, com direção de Caco Souza. Protagonizado por Daniel de Oliveira e Daniela Escobar, o longa fala sobre as origens da poderosa organização criminosa que se originou no presídio de Ilha Grande. Já Caio Blat estrelaUm Dia, drama de Jeferson De que narra a história de três amigos da periferia de São Paulo. A Suprema Felicidade, filme de Arnaldo Jabor interpretado por Jayme Matarazzo, Marco Nanini, Dan Stulbach e Maria Luiza Mendonça, também estreia em maio.

Nas férias de julho o público brasileiro poderá conferir Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião, filme de Marcus Baldini sobre a trajetória de Raquel, uma menina da classe média que decide tornar-se garota de programa, aqui protagonizada por Deborah Secco. Mas uma das estreias mais aguardadas de 2010 chega às telonas em 13 de agosto.Tropa de Elite 2 traz a continuação da trama policial que fez sucesso em 2007. Wagner Moura volta ao papel de capitão Nascimento para mostrar o que aconteceu depois de abandonar o BOPE. A produção de José Padilha conta com roteiro de Bráulio Mantovani (Linha de Passe). 

 

O Contador de Histórias, filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, é a história de como o afeto pode transformar a realidade. Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes.

Aos 6 anos, o menino cheio de imaginação é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Ela acredita estar, assim, garantindo um futuro melhor para seu filho. A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV; e Roberto, aos poucos, perde a esperança. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como ‘irrecuperável’, nas palavras da diretora da entidade.

Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, tenta se aproximar dele. O garoto em princípio reluta, mas, depois de uma experiência traumática, procura abrigo na casa de Margherit.

O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções. O Contador de Histórias foi rodado em Belo Horizonte, São Paulo, Paulinia e Portugal.

A atriz franco -portuguesa Maria de Medeiros (Pulp Fiction, Henry & June, Capitães de Abril) interpreta Margherit. Roberto Carlos é interpretado pelos atores Marco Ribeiro (6 anos), Paulinho Mendes (13 anos) e Clayton Santos (20 anos). Denise Fraga assina a produção com Francisco Ramalho Jr..

SERVIÇO:

LONGA METRAGEM - O CONTADOR DE HISTÓRIAS

DURAÇÃO: 110 min

2009 -