Manifestação no Ibirapuera pede: "Veta Tudo, Dilma!”

21/05/2012 22:14

Manifestação no Ibirapuera pede: "Veta Tudo, Dilma!”

Ciclovivo

Manifestantes se reuniram em frente ao Movimento às Bandeiras, no Ibirapuera, em São Paulo, para pedir que a presidente Dilma Rousseff vete o novo Código Florestal, aprovado na Câmara. A mobilização aconteceu no último domingo (20).

O prazo para que Dilma sancione ou vete o texto termina no próximo dia 25, ela pode fazê-lo na íntegra ou em partes. Referente a este último fato, os que protestavam não tinham dúvidas: "Veta Tudo, Dilma!". O clamor dá nome à campanha organizada pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável e pelos movimentos Floresta faz a Diferença e Mangue Faz a Diferença.

De acordo com a Polícia Militar, havia aproximadamente 1.500 pessoas participando. O ato, que começou às 10h, reuniu pessoas de diversos lugares, unidas pela ideia de convencer a presidente a colocar o meio ambiente em primeiro lugar, antes de anunciar sua decisão.

O protesto ocorria na capital paulista enquanto Dilma estava com ministros discutindo a extensão do possível veto. A reunião também convocou os técnicos do Ministério das Cidades, que são responsáveis pela área de urbanização.

O Planalto estuda a possibilidade de vetar integralmente o texto, uma vez que o deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG) suprimiu pontos importantes dos trechos aprovados pelo Senado.

Enquanto Dilma não se decide, a campanha "Veta tudo, Dilma" ganha mais seguidores, inclusive, vários famosos já aderiram. Na última sexta-feira (18), por exemplo, a modelo Gisele Bündchen postou uma foto na internet segurando um cartaz com a frase.

Em pouco mais de um mês acontecerá a Rio+20 e a repercussão internacional do caso é outro fato que preocupa o governo. Com informações da Folha.