Mostra de Teatro Transcendental incentiva a paz na educação

17/07/2012 16:45

Mostra de Teatro Transcendental

incentiva a paz na educação no Ceará

De 23 a 26 de agosto

Agencia Boa Notícia

A curadoria da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental promove pelo sexto ano consecutivo ações educacionais com o objetivo de aproximar jovens das temáticas de espiritualidade, fé e paz promovidas pelo evento.  Com o apoio da Estação da Luz, entidade sem fins lucrativos que desenvolve projetos sociais de educação e cultura, a Mostra comemora a 10ª edição lançando o concurso de cartazes com o tema “Fazei de mim instrumento de vossa paz”.

“A Mostra vem ano a ano buscando formas de envolver o maior número de pessoas na proposta de cultura de paz e solidariedade. Partindo da premissa de que os jovens é que estarão à frente da sociedade em um futuro próximo, procuramos a SEDUC e firmamos uma parceria, onde buscamos agregar a educação (berço natural e propício para as grandes mudanças pessoais e sociais), dos futuros profissionais à reflexão sobre o tema proposto pela 10ª edição da Mostra de Teatro e assim, possibilitar aos jovens uma análise do que não é legal na ótica deles, e como podemos mudar, ou melhor, fazer diferente para que a transformação social aconteça”, explica Suely Vieira, coordenadora da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental.

Com a participação de 24.938 alunos de escolas profissionalizantes públicas do Estado do Ceará, o concurso pretende incentivar o debate e a reflexão sobre cultura de paz e solidariedade no ambiente escolar a partir da adoção dos temas no planejamento educacional. Tais medidas serão desenvolvidas a partir da valorização do potencial criativo dos alunos por meio das artes plásticas.

“O movimento reflexivo já começou. Os professores levam para a sala de aula. Dialogam com os alunos e refletem sobre o significado da frase proposta. Cada jovem terá um entendimento. E nesse entendimento começara um processo criativo. Nessa criação vem o desejo de que a coisa boa aconteça e acontece. São milhares de jovens produzindo cartazes que trazem mensagem de esperança, de paz e amor. Boas palavras geram boas ações e é assim que queremos fortalecer a corrente do bem e transformar realidades”, destaca Suely.

Para a organização do evento, informa Suely, é importante perpassar pelos vários segmentos e faixas etárias. Segundo a coordenadora da Mostra, o primeiro passo para mudar é pensar, expressar esse desejo através da arte, tornando-o popular é o segundo, e o terceiro virá como consequência de uma mudança pessoal e coletiva. “Pensar e realizar atos de paz, amor e solidariedade refletirão no dia a dia de todos. Eliminarão focos de violência e possibilitarão a construção de um cenário de boas noticias e ações”, analisa.

De acordo com a organização do evento, este momento de construção permitirá ao jovem conhecer, dialogar e defender as suas ideias junto a outros jovens. “Esta ação formará multiplicadores de boas ideias e ações de paz, com certeza. Estamos convidando a sociedade para realizarmos o sonho de ter uma sociedade menos desigual e com menos violência, e isso começa a partir de nós mesmos”, reflete Suely.

 

Etapas
O concurso terá três etapas e deve mobilizar a comunidade escolar, os organizadores da Mostra e o público que vai conferir os espetáculos entre os dias 23 e 26 de agosto. Na primeira etapa, as escolas profissionalizantes se encarregaram de selecionar os melhores cartazes para representá-las diante das outras instituições participantes.  Os materiais escolhidos vão ser entregues à Secretaria de Educação no dia 1° de agosto, quando começa a segunda etapa em que uma comissão mista seleciona os 50 melhores cartazes.

Os critérios de escolha incluem a adequação do material gráfico (uso de folha de papel cartolina de cor branca com medidas 46 cm x 66 cm; e artístico (os alunos poderão confeccionar os cartazes com colagens, pinturas, desenhos e frases para complementar as ideias), não sendo permitidos materiais copiados de meios de comunicação diversos como internet, revistas, jornais, televisão, com o risco de desclassificação do concurso.

 

Júri popular
A última etapa do “Fazei de mim instrumento de vossa paz” ocorre simultaneamente à programação da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, entre os dias 23 e 26 de agosto, com os 50 melhores cartazes expostos no Theatro José de Alencar para votação popular. O resultado será divulgado no site da Mostra (
www.teatrotranscendental.com) no dia 10 de setembro.

O autor do cartaz mais votado receberá como prêmio um notebook até o dia 17 de setembro, na mesma ocasião em que serão entregues os alimentos arrecadados para as instituições beneficiadas pelo evento. Na solenidade, também devem ser homenageados a professora e a escola do aluno vencedor pelo incentivo e dedicação na realização do trabalho.

 

Cronograma do concurso:
02/04 a 30/06 - Inscrições e confecção dos cartazes pelos estudantes na escola;
01/07 a 15/07 - Período de seleção dos cartazes nas escolas participantes;
01/08 - Entrega dos cartazes selecionados pelas escolas no prédio da Secretaria de Educação do Estado - SEDUC (General Afonso Albuquerque Souza Lima, s/n – Cambeba), Coordenadoria da Educação profissional - célula de gestão de materiais, bloco C 2º andar;
15/08 - Etapa de seleção dos cartazes que serão expostos no Teatro José de Alencar para votação do júri popular;
23 a 26/08 - Exposição dos trabalhos no Teatro José de Alencar e período de votação;
10/09 - Divulgação do resultado no site
www.teatrotranscendental.com;
Até 17/09 - Premiação.

 

Serviço:
Concurso de cartazes “Fazei de mim instrumento de vossa paz” – Exposição e votação dos 50 cartazes selecionados no Theatro José de Alencar entre os dias 23 e 26 de agosto, durante a 10ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Informações: e esclarecimentos sobre o regulamento pelo e-mail:
teatrotranscendental2012@gmail.com