Movimento Enraizados inicia sua Escola de Hip Hop

12/09/2011 16:18

 Movimento Enraizados inicia

sua Escola de Hip Hop

Enraizados

"Enraizados Na Arte”, esse é o nome da Escola de Hip-Hop do Movimento Enraizados.

Com patrocínio da Petrobrás e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura, do Governo Federal, o Movimento Enraizados iniciará, ainda esse mês, sua escola de Hip-Hop, o Enraizados Na Arte.


O objetivo do projeto é desenvolver oficinas dos quatro elementos do Hip-Hop: Break, DJ, Rap e Graffiti; além de manifestações transversais.

A ideia é explorar a capacidade de adquirir conhecimento através da arte; dar estímulo ao desfrute e à criação artística; e discutir, contestar e questionar direitos e deveres, com 120 crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, moradores da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, durante 10 meses.

Os alunos também irão aprender sobre a história, personalidades, contextos, conteúdo e técnicas para que possam ter referências, para se inspirar, debater e confrontar, durante os processos de criação.

Diversas manifestações artísticas são abrangidas pelo Hip-Hop, e estimulam setores diferentes da capacidade de criação, além de dialogar com outras manifestações e possuir uma estética que traz uma apropriação de adquirir uma nova forma, maior do que uma criação original.

O projeto não tem como objetivo, formar músicos, dançarinos, ou grafiteiros profissionais, mas sim declarar o melhoramento que se procede através dos processos que o ensino dos mesmos, e que traz crescimento e sociabilidade.

Os alunos tambem terão acesso a um telecentro, montado para o projeto, onde terão a possibilidade de dialogar com o mundo, através de um blog que será administrado por eles:
https://enraizados.org.br/naarte/

Receberão mensalmente, a visita de importantes personalidades da Cultura Hip-Hop, e serão orientados diariamente por artistas renomados, como o fundador do Grupo de Break Consciente da Rocinha, o Bboy Luck; O articulador do Meeting Of Favela, arte-educador e grafiteiro Nextwo; o rapper Léo Da XIII e o DJ Soneca, que estiveram em turnê pela França em 2010; e a rapper e militante do Movimento Enraizados, Lisa Castro.

No dia 12 de setembro, a equipe do projeto participará de uma “imersão”, revendo e propondo últimos detalhes, para que no dia 19, as aulas comecem com força total.

As inscrições para o Enraizados Na Arte já começaram e os interessados (as) devem entrar em contato o quanto antes através do telefone             (21) 2768-2207       ou pelo e-mail naarte.enraizados@gmail.com, pois as vagas são limitadas.