O que é Hidrocidadania?

26/02/2012 00:06

O que é Hidrocidadania?

 

Sandrah Sagrado entrevista Chico Canindé o elaborador do Conceito de Hidrocidadania

 

O mundo inteiro se preocupa com a possibilidade de acabar água potável no mundo, principalmente de haver a privatização da água pelas grandes populações, penalizando os mais pobres. Segundo a ONU  a água faz parte do Direito Humano. Em função desta questão, entrevistei Francisco Canindé, que desenvolveu um conceito chamado Hidrocidadania.

Francisco Canindé  conta que tudo começou com uma a grande enchente de 1987 ocorrida na cidade de Franco da Rocha, que sofreu com quinze dias de chuvas e águas da Serra da Cantareira! Esta tragédia trouxe muitos sofrimentos, casas destruídas, transportes precários, estradas interditadas. “Nesta época, eu era diretor da Sociedade Amigos do Bairro e percebi  que a água era um fator de organização social, uma vez que nós da instituição tínhamos que socorrer e promover o auxílio aos desabrigados e petições às autoridades”, conta.

 

Revista Reciclar Jà - Como  surgiu a construção do Conceito de Hidrocidadania?

Canindé – A ideia é pegar a água como fonte de discussão para tratar diversos assuntos: História do Brasil, Folclore, Cultura e criando uma hidrosociologia para conscientizar as pessoas que cuidar da água é cuidar da vida, porque ela a sustenta. A partir daí, parti para os Proságuas e também os Hidroficinas e através da poesia, o Teatro das Águas.

 


HIDROCIDADANIA PO-ÉTICA TEATRO D´SÁGUAS from Chico Canindé on Vimeo.

 

Revista Reciclar Já - Teatro das Águas, Proságuas e Hidroficinas são instrumentos para conscientização?

Canindé - A hidrocidadania Po-Ética Teatro d´s Águas tem uma dramaturgia própria que vem para mostrar que é possível através da arte das águas termos uma aproximação maior da natureza. É a educação em prol da biodiversidade através da água. As proságuas são as palestras sobre este tema que elaboramos nas escolas, parques e as hidroficinas são o que chamamos de UCC- Unidades de Cultura Científica para formação multiplicadores,


Revista Reciclar Já – Quais foram as principais atuações com a Hidrocidadania?

Canindé – Através do Teatro das Águas tenho peças sobre diversas questões como “Ebano Pelas Águas”, “Quem anda de Cravo Incarnado Corre o Risco São Francisco”, “Musas da Garoa”, um espetáculo de dança com música de José Benedito Tambores e o Teatro dos Parlapatões, no Teatro Roosevelt.  Quanto as hidroficinas e proságuas, temos uma parceria com o Instituo Chão Verde, em Franco da Rocha para promover capacitação de professores, proságuas como já ocorreu em Campinas, Santo André, Guarapiranga, Franco da Rocha.

 

Revista Reciclar Já–  Visam a educação ambiental

Canindé – Sim, através da Hidroeducação, a própria comunidade levanta as questões locais tendo a água como plataforma e suporte para as discussões, porque é vida, está em todos os lugares, é um direito de vida que deve ter metas coletivas unidas com as individuais. É um exercício de hidrocidadania, ou seja, o respeito pelo outro, pela natureza, pela água que há em si e ao seu redor, na prática da hidrosolidariedade.

 

CRAVO INCARNADO from Chico Canindé on Vimeo.

 

Revista Reciclar Já – Hidrocidadania é uma marca patenteada levada para o exterior?

Canindé – Nós patenteamos este conceito para que possamos através deste trabalho ter sustentabilidade. Foi feito o documentário por Matias Nieto Tolosa que levou a Hidrocidadania para Europa. E quem quiser ver mais nossos vídeos é só buscar no Google, pois temos também uma performance do diretor e ator de teatro João Ângelo sobre a peça “Quem anda de cravo incarnado, corre o Risco São Francisco”, que fiz inspirado justamente no Rio São Francisco, porque vejo a perda dos rios como hidroassassinatos.

 

Revista Reciclar Já – Os interessados em promover e apoiar as proságuas, hidroficinas e Teatro das Águas como devem fazer?

Canindé – Podem nos contatar e saber mais pelo nosso site Hydrocidadania e também pelo e-mail hidrocidadania@gmail.com  A Hidrocidadania é a luta para que as pessoas tomem consciência que a natureza não precisa de defesa, nós é que precisamos mudar a forma de nos relacionarmos com ela, tendo a água como plataforma e garantia da vida.