ONU critica França por aumento do racismo

31/08/2010 20:18

França


ONU critica França por aumento do racismo



Paris – As Nações Unidas criticaram a França, na quarta-feira, pelo ”recrudescimento” dos atos de racismo e xenofobia naquele país europeu em relação ao tratamento prestado aos estrangeiros e no debate sobre a identidade nacional, noticiou a AFP-Agence France-Presse.

 

Peritos do Comité para a Eliminação de Discriminação Racial da ONU e uma delegação francesa estão reunidos, desde quarta-feira, para a revisão bianual das políticas das minorias dos países que subscreveram a convenção internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial de 1965.

 
Os peritos denunciaram também o problema levantado pelo debate sobre a identidade nacional, assim como a retirada da nacionalidade a pessoas de origem estrangeira que cometam crimes, defendido recentemente pelo presidente francês, Nicolas SarkozY.

 

Durante a reunião, foi acertado que a França deverá justificar as informações que atestam o aumento de atos racistas no país.


Este processo enquadra-se na revisão bianual das políticas das minorias dos países que subscreveram a convenção internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial de 1965.

Fonte: Angolapress