ONU E Brasil criam site sobre gênero e raça

30/10/2010 00:42
ONU E Brasil criam site sobre gênero e raça

Página será voltada para gestores, jornalistas e ativistas

O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, executado pela ONU e pelo governo brasileiro, com apoio do governo espanhol, acaba de lançar seu website. Este é mais um canal de informação para gestores, jornalistas, ativistas, e todos os interessados no combate à discriminação e na promoção da equidade.

O website é ambiente de relacionamento, informação e consulta de dados sobre gênero, raça e etnia, e concentra ações de comunicação do Programa Interagencial. Iniciativa pioneira no país, o Programa é integrado por seis agências da ONU (UNFPA, Unicef, Pnud, OIT, ONU Habitat e Unifem-ONU Mulheres), pelo governo federal brasileiro, por meio da SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres) e da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), e pelo o Fundo para o Alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), criado pelo governo da Espanha.

O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia é uma resposta à ação política empreendida pelas organizações feministas, de mulheres, de negras (os), que mobilizaram amplos setores da sociedade contra o racismo e o sexismo. A missão é contribuir para a incorporação dos princípios da equidade de gênero e raça, transparência e inovação na gestão pública e para o fortalecimento da participação social nas políticas de desenvolvimento humano.

O Programa Interagencial visa apoiar a implementação dos Planos Nacionais de Políticas para as Mulheres e de Promoção de Igualdade Racial, estimulando o controle social de políticas públicas e a consolidação da transversalidade de gênero, raça e etnia nas ações do governo.