Planetário do Carmo volta a atender agendamentos de escolas públicas

12/01/2013 14:02

Planetário do Carmo volta a atender

agendamentos de escolas públicas

O Planetário do Carmo está atendendo escolas da região, mediante agenda, em três sessões semanais. O serviço de bilheteria, suspenso durante a reforma, está sendo licitado, para viabilizar a abertura também aos finais de semana e para o público em geral

Planetário do Carmo está atendendo escolas da região, mediante agenda, em três sessões semanais

Alunos da rede pública de ensino já podem agendar visitas no Planetário do Carmo, em Itaquera, pois está concluído o restauro da peça do projetor responsável pelas sessões. O Planetário do Carmo está atendendo escolas da região, mediante agenda, em três sessões semanais. O serviço de bilheteria, suspenso durante a reforma, está sendo licitado, para viabilizar a abertura também aos finais de semana e para o público em geral.

O prédio do Planetário do Carmo foi doado pela empresa Telefônica, em 2004. Foi aberto à população em novembro de 2005, pois o projetor, comprado ainda na gestão de 1993 a 1996, para ser utilizado no prédio, permanecia armazenado desde então num depósito e necessitou de alguns reparos. Foi enviado à Alemanha, para que a empresa fabricante, Zeiss, fizesse os reparos necessários.

Depois de aberto ao público, o prédio não resistiu à primeira chuva forte, registrando vazamentos, infiltrações e rachaduras. O aparelho de projeção foi então protegido da umidade. Recuperado o prédio, sanados todos os problemas de infiltração, foi possível então checar o funcionamento do aparelho, altamente sensível à umidade.

O processo de restauro pela fabricante Zeiss começou assim que as peças compradas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente chegaram ao Brasil, em abril de 2012. Em agosto o restauro foi finalizado. Alguns testes foram realizados e no dia 28 de setembro o local recebeu visitas de escolas da região.

O trabalho para reposição dessas peças foi algo minucioso e de precisão, pois teve de atender a um sistema complexo de lentes, unidades eletroeletrônicas e mecanismos especiais, feito por etapas, e que desencadeou a atual série de testes para verificação da funcionalidade.
Serviço:

Planetário do Parque do Carmo
Local: Rua John Speers, 137 – Itaquera - São Paulo/SP
Informações: 11 5575-5425