Portugal vai criar combustível com resíduos florestais

19/07/2012 14:26

Portugal vai criar combustível

com resíduos florestais

Boas notícias

O Estado português declarou, esta semana, o interesse público nacional e o apoio ao desenvolvimento do BioREFINA-Ter, um projeto que está a ser levado a cabo pela BLC 3 - Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro e cujo objetivo principal é a conversão de resíduos florestais em biocombustível.
 
O BioREFINA-TER, que em 2010 foi financiado pelo Governo com 500 mil euros, tem como propósito, numa primeira fase, "avançar com a construção de uma biorrefinaria de demonstração, com capacidade para produzir 25 milhões de litros por ano de biocombustíveis [a partir de resíduos lenho-celulósicos da floresta], e abrangerá os conccelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Góis".
 
Em comunicado, a BLC 3 revela que, agora, o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, manifestou publicamente, junto da União Europeia, o compromisso financeiro do Estado Português, no montante de um milhão de euros, para com o projeto.
 
A plataforma salienta que o suporte dado pela Secretaria de Estado de energia ao processo constitui "um passo decisivo ao nível da pré-candidatura, no valor de 118 milhões de euros", que foi apresentada o ano passado em Bruxelas e que já tinha sido selecionada de entre um conjunto de 53 projetos europeus, dos quais só 17 foram pré-aprovados.
 
Segundo a BLC3, a evolução do projeto permitirá fazer frente a dois dos maiores problemas com que o país se debate: os incêndios florestais e a dependência do petróleo.
 
O BioREFINA-TER conta com o apoio do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o seu principal parceiro, sendo que o projeto integra ainda uma rede de conhecimento composta por 32 entidades de I&D de cinco países europeus.