PROGRAMA REDUZ ANEMIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

16/03/2010 20:38

 O programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, realizado pela Monsanto Nordeste em parceria com a organização sem fins lucrativos Inmed Brasil, inicia na próxima quinta-feira, 18, o monitoramento dos resultados obtidos no atendimento às crianças da Região Metropolitana de Salvador, realizados em 2009. O objetivo da iniciativa é reduzir os índices de verminoses e anemia por meio da educação sanitária e nutricional. A avaliação biomédica inicial (exames de altura e peso, hemoglobina e fezes) foi realizada em 500 crianças. Após análise dos resultados, elas foram tratadas. Em abril, elas serão reavaliadas.


Em Camaçari, entre os anos de 2005 e 2008, o índice de verminoses foi reduzido em aproximadamente 30%, enquanto as ocorrências de anemia reduziram em 3%, graças ao programa. Em Dias D’Ávila, resultados positivos também foram observados, com diminuição de 20% no índice de verminoses e 10% nos casos de anemia.

A expectativa é que resultados ainda melhores sejam alcançados nas próximas etapas do programa. “A proposta do Projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável é levar higiene e saúde às crianças. De que forma? Combatendo anemia e verminoses e, principalmente, investindo na educação e prevenção por meio da capacitação de professores e merendeiras das escolas públicas. A idéia é fazer da sala de aula espaço também para educação sanitária, levando orientações sobre saúde, alimentação e higiene para crianças, principais vítimas da infecção parasitária intestinal e dos efeitos da anemia”, afirma Daniela Franco, responsável pelas ações de Responsabilidade Social da Monsanto Nordeste.

O programa envolve 34 escolas e 14 mil crianças em Camaçari. Em Dias D’Ávila, são nove escolas e cerca de 6 mil alunos. Indiretamente, mais de 86 mil pais e familiares são beneficiados.