Projeto Cozinha Verde leva renda e alimentação saudável a famílias da Paraíba

02/10/2012 22:22

Projeto Cozinha Verde leva renda e

alimentação saudável a famílias da Paraíba

Karol Assunção/Adital

Os/as fãs de salgados vão gostar da novidade: empadas, coxinhas, tortas e pastéis preparados com alimentos orgânicos ricos em fibras e vitaminas. O lançamento do cardápio de salgados enriquecidos ocorre nesta terça-feira (2), às 17h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A ideia é do Projeto Cozinha Verde: transformando orgânicos e gerando renda, da Associação Coletivo Popular de Saúde e Cultura de Mandacaru em parceria com a Fundação Banco do Brasil. A iniciativa, que funciona no bairro Alto do Céu, em João Pessoa, Paraíba, tem o objetivo de produzir alimentos com alto valor nutritivo e que são comercializados na região.

Assim, além de estimular uma alimentação mais saudável, o projeto contribui com a geração de renda para donas de casa e mulheres desempregadas que moram em Alto do Céu e para agricultores/as agroecológicos/as. De acordo com Danielle Almeida, integrante da coordenação do projeto, dez mulheres com idades entre 25 e 50 anos participam da iniciativa que hoje lança o cardápio de salgados enriquecidos para festas.

"A ideia é fazer um negócio social. E elas já estão pensando em montar um Buffet Verde, com doces e salgados enriquecidos”, comenta, lembrando que o trabalho segue os princípios da economia solidária, como autogestão, divisão de tarefas, trabalho em grupo e gestão coletiva e solidária.

Danielle conta que a iniciativa começou em julho do ano passado. Durante dois meses, a equipe do projeto realizou visitas técnicas para verificar a forma de produção dos alimentos e capacitou os/as agricultores/as para fornecimento de produtos orgânicos. Paralelamente, o projeto montava a cozinha. Em novembro, as mulheres de Alto do Céu iniciaram as capacitações.

Além de receitas e forma de preparo dos alimentos, as participantes tiveram formações sobre segurança alimentar, higienização, alimentos orgânicos, alimentação enriquecida, entre outros temas. As formações se prolongaram até junho, quando elas começaram a vender lanches no próprio bairro. Neste mês, inauguram uma nova fase do projeto, com o lançamento do cardápio de salgados enriquecidos para festas. "A partir desta terça elas já começam a receber encomendas”, afirma Danielle.

O valor nutricional agregado aos salgados vem de hortaliças, verduras e frutas orgânicas. As massas são enriquecidas com fibras e sementes. Raízes, talos, folhas e frutos complementam os recheios. "A gente fabrica o próprio recheio para evitar produtos industrializados”, comenta.

Segundo Danielle, a proposta do projeto é de garantir renda a mulheres do bairro e estimular a alimentação saudável. De acordo com ela, antes de colocar a ideia dos salgados enriquecidos adiante, foi feito um levantamento na região para saber o que as pessoas mais consumiam. "O Projeto Cozinha Verde segue os princípios de alimentação enriquecida, agrega valor nutricional à massa [do salgado] e gera saúde a quem consome, quem faz e quem produz”, enfatiza, destacando benefícios para consumidor, cozinheiras e produtores orgânicos.

Para Maria das Neves, participante do projeto, a iniciativa contribui para uma reeducação alimentar. "O projeto ajuda a divulgar e a mudar o hábito alimentar das pessoas”, comenta, observando que não é uma tarefa fácil. "Eu estou tentando mudar, porque não fácil. Sempre tento colocar [alimento saudável] em casa”, diz.

Aprendizados

 

Os aprendizados vão além da alimentação saudável e da produção de alimentos. A integrante da equipe de coordenação do projeto, Danielle Almeida, explica que, no Cozinha Verde, as mulheres ainda aprendem a trabalhar em uma cozinha profissional. Para isso, percebem a importância de utilizar o medidor de quantidade, por exemplo, e de analisar os gastos para colocar o preço no produto final sem ficar no prejuízo.

Para entrar em contato com o Projeto, escreva para: associacaocoletivo@yahoo.com.br