Projeto Quilombo das Américas

17/09/2010 22:48

Projeto Quilombo das Américas

 


Ministro Eloi Ferreira discursa perante o

Secretário Geral do Itamaraty, Antonio Guerra Patriota


 

O ministro da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araujo, participou em 15 de setembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, da cerimônia de assinatura do documento do projeto de cooperação técnica Quilombo das Américas: articulação de comunidades afro-rurais. O evento contou com a presença do Secretário Geral Ibero-Americano, Enrique V. Iglesias, do Secretario Geral do Itamaraty, Antonio Guerra Patriota, do Diretor-Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, do Diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do IPEA, Mário Theodoro, do representante do IICA no Brasil, Carlos Basco, do Secretário de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR/PR, Alexandro Reis, da Assessora Internacional da SEPPIR/PR, Magali Silva Santos Naves, do Coordenador Geral de Cooperação Multilateral, Marcio Correia, entre outras autoridades.


De âmbito interinstitucional e de cooperação internacional, o projeto tem como objetivo a construção de uma rede de articulação de políticas públicas para as comunidades afro-rurais do Brasil, Equador, Colômbia e Panamá, promovendo a soberania alimentar e a ampliação do acesso aos direitos econômicos, sociais e culturais nestas comunidades.


O projeto Quilombo das Américas é uma iniciativa da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR, através da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, por meio de seu Centro Nacional de Pesquisa em Hortaliças (EMBRAPA/CNPH). Conta com o apoio dos seguintes organismos internacionais: Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).


 

Apoiam ainda a iniciativa os governos dos quatro países, por meio de organismos governamentais e entidades e organizações da sociedade civil, como: Corporación de Desarollo Afroecuatoriano (CODAE), do Equador, Secretaria de la Etnia Negra, do Panamá, Associação de San Basilio de Palenque e Dirección de Etnia Negra, da Colômbia, Coordenação Nacional de Quilombos (CONAQ) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Brasil.


O lançamento oficial do projeto ocorrerá em um seminário que está sendo preparado para o mês de outubro deste ano.

Comunicação Social da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República

Com Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais e Assessoria Internacional, da SEPPIR/PR

Fonte: Áfricas