Relatório da ONU alerta para aumento do consumo dos recursos naturais

16/05/2011 20:22

 Relatório da ONU alerta para aumento 

do consumo dos recursos naturais

Em 2050 a humanidade pode estar consumindo anualmente 120 bilhões de toneladas de recursos naturais. (imagem: cienciahoje.pt)
 

A Organização das Nações Unidas divulgou na última quinta-feira (12) um estudo que alerta o mundo para as consequências da relação entre crescimento econômico e consumo. A pesquisa mostra que, se não houver mudanças, em 2050 a humanidade pode estar consumindo anualmente 120 bilhões de toneladas de recursos naturais.

O relatório, feito pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Pnuma), foi chamado de “Decoupling”, que em português seria a ideia de “desacoplar” o consumo do crescimento econômico. Essa necessidade ocorre pelo fato de que nos países desenvolvidos o consumo individual médio é de 16 toneladas, chegando a 40 toneladas em alguns casos, enquanto nos países em desenvolvimento uma pessoa consome apenas quatro toneladas de recursos naturais por ano.

É natural que, conforme aumente o poder aquisitivo da nação, aumente também o poder de compra e o consumo. No entanto, segundo a publicação os níveis dessas projeções para os próximos 40 anos ultrapassam o que é considerado sustentável. A preocupação é ainda maior pelo fato de que os recursos naturais são finitos e se usados inadequadamente podem nunca mais existir. Exemplos dessas fontes que estão com prazo contado, são: ouro, água, petróleo, entre outros.


O intuito do relatório é, portanto, incentivar a prática do “fazer mais com menos”, ou seja, criar alternativas que possibilitem o aumento da produção, sem a utilização de mais recursos naturais. Um início disso já foi feito, quando os impactos ambientais causados pelo crescimento econômico do século XX foram reduzidos, graças aos programas de controle de poluição, inovações tecnológicas e trabalhos de conscientização.

Diante disso o relatório diz que esse “desacoplamento” ocorre, porém a níveis insuficientes “para atender às necessidades de uma sociedade mais justa e sustentável”. Em grandes nações em desenvolvimento o uso dos recursos só aumentou no último século e se continuar assim é provável que ele aumente ainda mais. Entre 1900 e 2000 o consumo dessas nações era de 49 bilhões de toneladas e a estimativa é de que o montante suba para alarmantes 59 bilhões de toneladas de recursos naturais consumidos anualmente. Com informações do Pnuma.