Reutilizando água da máquina de lavar

20/08/2012 19:32

Reutilizando água da máquina de lavar

Setor Reciclagem

Aprenda como "reciclar" da chuva e da máquina de lavar. Economia na conta d´água e uso consciente dos recursos naturais.

Água é o recurso natural mais precioso que existe no planeta Terra. Fonte de toda vida, ela deve ser tratada com a atenção que merece, sendo nossa responsabilidade a manutenção sustentável desse bem.

Aqui vão duas dicas para reusar a água de maneira consciente.

 

Reutilizando a água da máquina de lavar:

Anderson Zemis, morador do município de Sumaré, no estado de São Paulo, simplesmente prendeu (com massa de vedação) uma torneira em um tambor plástico de 200 litros. O tambor custou aproximadamente R$ 45,00. Já a torneira, varia de acordo com o modelo usado. É importante lembrar que a água das máquina de lavar devem ser usadas para atividades não potáveis, tais como limpeza de calçadas, carros, quintais etc

Reutilizando água da chuva
Com um sistema de captação da água da chuva, tarefas como a rega do jardim, a limpeza do quintal e a lavagem do carro, por exemplo, não precisam ser feitas com água potável.

 

Mas como construir um sistema de captação?

O primeiro passo é a instalação de calhas no telhado que captem a água da chuva e a transportem até um reservatório. Podem ser barris de plástico com capacidade para 200 litros cada e com uma torneira na parte inferior, como no exemplo acima. É interessante também colocar um filtro para que detritos como folhas e gravetos não entupam o reservatório ou obstruam algum outro ponto do sistema. Pronto, agora já é possível aproveitar a água da chuva! Para facilitar o uso da água, é bom deixar a torneira da cisterna a no mínimo 90 centímetros de altura, pois assim a água ganha mais pressão ao sair.

É recomendável também fazer com que a água, antes de chegar à cisterna, caia antes num encamento de cerca de um metro. Isso faz com que a água inicial, geralmente mais suja, contendo resíduos sólidos, não fique acumulada no reservatório. Quando a água atingir o topo desse encamento, ela deve ser liberada, preferencialmente na rede de esgotos.

Se você quiser aproveitar essa água também para o uso da descarga, é preciso mudar as tubulações da casa e implementar um sistema paralelo ao de água potável, já que a água da chuva não serve para o banho, para ingestão e nem para o preparo de alimentos.

Milhares de litros de água podem ser economizados com as dicas acima. Pratique!

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!