Seminário debaterá impermeabilidade do solo, piscinões e enchentes

05/11/2012 20:14

Seminário debaterá impermeabilidade

do solo, piscinões e enchentes

Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável decide

apoiar e participar do evento “Ocupação Urbana e Macrodrenagem:

desafios e perspectivas” promovido pela Escola do Parlamento

Airton Goes/Rede Nossa São Paulo

Em reunião realizada nesta terça-feira (30/10), o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável decidiu apoiar e estimular seus integrantes, bem como a sociedade civil em geral, a participar do seminário “Ocupação Urbana e Macrodrenagem: desafios e perspectivas”, que está sendo promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

O evento, que será realizado dia 12 de dezembro na sede do Legislativo paulistano, reunirá especialistas e representantes do poder público para debater questões relacionadas às enchentes e aos alagamentos que a cidade sofre praticamente todos os anos. Entre os pontos a serem abordados estão: a impermeabilidade e a forma de ocupação do solo urbano, o escoamento dos córregos, a política de construção dos chamados piscinões e as alterações do clima.

Coincidentemente, os assuntos a serem discutidos no seminário integram a agenda temática que foi deliberada nas primeiras reuniões do Fórum Suprapartidário por uma São Paulo e Sustentável. “Portanto, resolvemos nos integrar ao evento, pois não faria sentido realizarmos outra atividade para debater pontos semelhantes”, explicou a geógrafa Ros Mari Zenha, integrante do Fórum.

O principal objetivo da organização suprapartidária, criada este ano na Câmara Municipal de São Paulo por iniciativa de diversas organizações da sociedade civil e do vereador Carlos Neder, é promover e participar de debates que agreguem subsídios para o Plano Diretor Estratégico da cidade que deverá ser debatido e votado pelo Legislativo paulistano no próximo ano.

No último dia 17, o grupo realizou seu primeiro evento público: o debate sobre o tema “Cidades Saudáveis e Sustentáveis: conceitos e desafios”. O seminário iniciou a discussão sobre futuro Plano Diretor da cidade. Diversos outros estão sendo programados para os próximos meses.

O Fórum Suprapartidário por uma São Paulo e Sustentável é composto por dezenas de organizações da sociedade civil – entre as quais a Rede Nossa São Paulo –, vereadores e cidadãos interessados.

Programação

Serviço:
Seminário “Ocupação Urbana e Macrodrenagem: desafios e perspectivas”
Data: dia 12 de novembro de 2012
Horários: das 8h30 às 17h00
Local: Sala Sérgio Vieira de Melo - Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - 1º subsolo – Bela Vista
Promoção: Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.
Mais informações:
escoladoparlamento@camara.sp.gov.br

Veja programação completa abaixo: