Sone oferece estágios com responsabilidade social

09/08/2012 22:22

 Sone oferece estágios com responsabilidade social

A SONE – Sociedade Nacional de Estágios nas Empresas é uma

ONG que capacita e integra jovens no mercado de trabalho

Sone

Fundadora da SONE, juntamente com seu irmão Hélio Baldocchi, Teca Notari sempre se preocupou com o social, sendo uma das fundadoras do PT de Pernambuco, bem como uma das primeiras trabalhadoras da CUT, realizando também assessorias políticas, assumindo há pouco tempo a direção da entidade, justamente com a preocupação de oferecer vagas no mercado de trabalho aos jovens e também recolocação aos trabalhadores com idade mais avançada, como relata nesta entrevista à Revista Reciclar Já!

 

Revista Reciclar Já!: A SONE é uma Organização Não Governamental?

Teca Notari: A Sone é uma ONG através da qual colocamos jovens nos estágios com foco na formação cidadã, de forma que o jovem consiga fazer um trabalho de qualidade e, muitas vezes é efetivado e até convida outros colegas.

 

Reciclar Já!: Como você avalia os jovens que chegam na entidade?

Teca Notari: Entrevistamos diariamente muitos jovens e percebemos que ainda há muitas dificuldades, por isso procuramos também atuar com a capacitação para que ele tenha melhores condições de colocação.

 

Revista Reciclar Já!: Qual é o público principal a procurar estágios?

Teca Notari: São estudantes de ensino médio, técnico-profissionalizante, universários, educação de jovens e adultos (EJA), mas também já chegamos a atender pessoas de mais idade que precisavam de recolocação profissional.

 

Reciclar Já!: Você disse que trabalha com formação cidadão e atua com a responsabilidade social. Como funciona?

Teca Notari:  Como agentes de integração conseguimos fazer um trabalho muito direto, diferenciado e de qualidade com a juventude, porque percebemos que um dos grandes problemas hoje é a falta de mão-de-obra qualificada, por isso atuamos no sentido de que o jovem vá à empresa o mais preparado possível.

 

Reciclar Já!: E como se dá este preparo?

Teca Notari: Priorizamos aqueles que precisam trabalhar mesmo, buscam uma oportunidade para construir a vida profissional, e o capacitamos, no sentido de que o candidato tenha e adquira uma consciência cidadã, atuando com responsabilidade e respeito.

 

Reciclar Já!: Há convênios com empresas ou instituições?

Teca Notari: Temos convênio com a Alobras, capacitamos e orientamos os jovens para irem às empresas, mas não há convênio com uma ou outra empresa.

 

Reciclar Já!:O que o jovem precisa para se candidatar a um estágio?

Teca Notari: Ele precisa ser maior de 16 anos, sem limite de idade. Pode ser do ensino médio, universitário, técnico ou mesmo EJA, tem que trazer o CPF e o RG.

 

Reciclar Já! – E como funciona a escola em relação aos estágios?

Teca Notari: Os contratos são feitos em 4 vias, uma delas vai para a escola que faz a parceria, porque tanto escola quanto empresa, tem que saber que o jovem está fazendo estágio. Todos são responsáveis peloa vida de um jovem em formação para que seja um cidadão.

 

Reciclar Já! – Qual é o maior diferencial da Sone?

Teca Notari: Somos solidários, porque na solidariedade as pessoas se encaram como iguais. Para nós é fundamental o respeito às diferenças culturais, religiosas, étnicas, sexuais, não aceitamos o autoritarismo, abusos ou quaisquer tipos de violência. Acreditamos que é possível construir e viver em harmonia nas nossas diferenças.Serviçõ:O jovem ou adulto interessado em se inscrever num estágio, pode preencher sua ficha direto no site da Sone www.sone.org.br