28/10 - Tema & Contratema traz sonatas dos filhos de Bach no Cachuera!

28/10/2010 21:00

 

Tema & Contratema traz sonatas dos filhos de Bach no Cachuera!

 

Foto: Divulgação

 

Tema do mês
Sonatas para flauta e cravo dos filhos de J. S. Bach


Intérpretes
Sérgio Carvalho
– cravo
Shen Ribeiro – flauta transversal

 

Programa


Johann Christian Bach (1735-1782)
Sonata em fá maior

 

Johann Cristoph Friedrich Bach (1732-1795)

Sonata em ré menor

 

Carl Philipp Emmanuel Bach (1714-1788)
Sonata em ré maior

Sérgio Carvalho (cravo) - Nasceu em São José dos Campos em 1963, onde iniciou seus estudos de piano. Estudou cravo com Helena Jank e Maria Lúcia Nogueira ( in memoriam) e órgão de tubos com Elisa Freixo. Participou de festivais e oficinas em Campos do Jordão (1985), Curitiba e Rio de Janeiro (1989), Buenos Aires e Stuttgart (1997), além de diversos masterclasses de cravo e órgão. Foi organista da Igreja da Paz e da Paróquia Santo Inácio de Loyola, na cidade de São Paulo. Atuou em diversos concertos como cravista e organista convidado da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e da OSESP. Foi solista junto às orquestras da Sociedade Pró-Música de São Paulo, Sociedade Bach, Orquestra de Câmara da UNESP e do Departamento de Música da USP (OCAM). Em 1999 encerrou o Festival Latino-Americano São Bento de Órgão, apresentando obras de Ernst Mahle, Brahms, Reger, Messiaen e Franck. Atualmente é pianista e professor no Coralusp. Desde 2009 é intérprete e curador da série mensal Bach: Tema & Contratema, no Espaço Cachuera!.

Shen Ribeiro(flauta transversal) - Natural de Botucatu (SP), cedo começou a sua aprendizagem musical através do canto comunitário. Aos 15 anos iniciou o estudo de flauta doce (recorder), piano e canto coral no Conservatório de Música do Instituto Santa Marcelina, em sua terra natal. Em 1982 ingressou no Coral da Universidade de São Paulo, onde estudou técnica vocal e regência, e iniciou o curso de flauta transversal no Conservatório de música Brooklin Paulista, em São Paulo. De 1985 a 1986 integrou como flautista as Orquestras Jovens do Município de São Paulo e do Estado de São Paulo. Durante este período de trabalho orquestral, quando também passou a pesquisar a sonoridade da flauta transversal e flautas tradicionais de vários países, teve a oportunidade de ouvir uma gravação de flauta japonesa tradicional, o Shakuhachi; a beleza e profundidade do som desse instrumento determinou novos rumos em sua carreira. Em setembro de 1987 partiu para o Japão, estabelecendo-se na cidade de Tóquio para especializar-se no estudo do Shakuhachi e da cultura tradicional japonesa. Em 1988 ingressou na Universidade de Belas Artes de Tóquio e foi um discípulo direto do Professor e Mestre Goro Yamaguchi (Tesouro Nacional Japonês). Em 1998 e 1999 foi convidado para tocar Shakuhachi ao Imperador e à Imperatriz do Japão. Tem seis CDs gravados, entre eles Pixinguinha Simplesmente (1992), homenageando o grande compositor e flautista brasileiro, Brazilian Music for the Shakuhachi (1997), um projeto que uniu a flauta tradicional japonesa à música popular brasileira, e Peregrinatio (1998), resultado de uma peregrinação musical unindo música ocidental e oriental dentro das igrejas de Portugal e Espanha que constam no milenar Caminho de Santiago.  Retornou ao Brasil em 2003; desde então é diretor do Estúdio Salaviva da Associação Cultural Cachuera!. Como concertista, vem apresentando-se em inúmeras salas do Brasil, Japão e Europa, interpretando um repertório que mescla temas clássicos, populares e tradicionais.

 

. Onde:Espaço Cachuera! – Rua Monte Alegre, 1.094 – Perdizes – São Paulo

. Quando:28 de outubro de 2010 (quinta-feira), às 21h
. Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada extensiva a estudantes, professores, músicos, aposentados e acima de 60 anos mediante comprovação)
. Capacidade: 60 pessoas

. Mais informações:(11) 3872 8113 . 3875 5563 . cachuera@cachuera.org.br . www.cachuera.org.br