Unaids recomenda que o Brasil invista mais em prevenção

14/07/2010 23:29

Unaids recomenda que o Brasil

 

invista mais em prevenção

 

    O Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids) divulgou ontem um relatório em que propõe ao Brasil aumentar os investimentos para prevenção da doença. De acordo com o documento, o país aplicou aproximadamente R$ 1,1 bilhão no programa de AIDS, em 2008, mas menos de 10% do dinheiro foi destinado à prevenção.

   O relatório afirma que, de 2003 a 2008, mais de 30% dos novos casos foram detectados nos estágios avançados da doença e que apenas metade das grávidas brasileiras soropositivas teve acesso a serviços para prevenir a transmissão do HIV ao bebê. A Unaids sugere que mais maternidades disponham desse tipo de tratamento na Amazônia e na Região Nordeste.

    Segundo as Nações Unidas, o Brasil tem 630.000 pessoas infectadas pela aids. Em todo o mundo, até o fim de 2008, o número de pessoas infectadas chegava a 33,4 milhões.

     O relatório da Unaids alerta que os países podem evitar que 10 milhões de pessoas morram vítimas da AIDS e que um milhão sejam contaminadas pelo vírus, até 2015, se reformularem o tratamento e as políticas de prevenção à doença.

   No documento, intitulado Tratamento 2.0, a Unaids a criação de pílulas com menos efeitos colaterais, diagnóstico fácil e rápido, maior acesso aos antirretrovirais como estratégias mais simples de tratar e prevenir a aids.