União das Escolas de Samba de Ribeirão Preto‏ elege sua primeira presidenta

27/05/2010 18:12

União das Escolas de Samba de Ribeirão Preto

elege sua primeira presidenta

 

 

 

Em assembléia realizada no último dia 22 de maio a União das Escolas de Samba de Ribeirão Preto (UECARP) elegeu a professora e historiadora Silvany Euclênio sua presidenta, para um mandato de dois anos.

 

Silvany é a primeira mulher a assumir o posto máximo em uma entidade que participa da organização do carnaval de Ribeirão. A eleição da professora e militante negra vem, também, ratificar a posição da União de valorizar a Escola de Samba como elemento fundamental de uma manifestação cultual essencialmente de origem afrobrasileira, o carnaval.

 

Os desafios de Silvany para os próximos anos não são poucos, visto que o poder público municipal tem no carnaval uma forma de tentar eliminar frentes de resistência a sua política cultural. Os embates em torno dos temas carnavalescos têm, tradicionalmente, extrapolado a esfera da cultura e se estendido a outras instâncias na tentativa de calar os opositores ao atual governo municipal. 

 

O grande trunfo para uma gestão à frente da União que seja plena conquistas é, sem dúvida, a enorme experiência da nova presidenta na militância pelo direito dos negros, na educação e pelo direito das mulheres. “Silvany tem uma história de sucesso, como militante, e vai agora inaugurar mais uma fase de conquistas para o povo negro”, afirmou Paulo César Pereira de Oliveira, fundador do Centro Cultural Orunmilá.

 

Segue abaixo a composição da nova diretoria:

Presidência: Silvany Euclênio;

Vice-presidência: Amauri Leite de Barros;

Secretária: Maria D'Apresentação Bezerra Ferreira (Tica);

Tesoureira: Renata Ribeiro de Oliveira.