VII Fórum brasileiro de educação ambiental

09/01/2012 13:18

VII Fórum brasileiro de educação ambiental

 

O Fórum Brasileiro de Educação Ambiental é o mais importante evento da Educação Ambiental no país. A sua sétima edição acontece em Salvador, Bahia, entre os dias 28 e 31 de março de 2012 com o tema Educação Ambiental: Rumo a Rio+20 e às Sociedades Sustentáveis.

 

A principal base do VII FÓRUM Brasileiro de Educação Ambiental é a reunião dos educadores ambientais que compõem a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e seu fortalecimento.

 

O Fórum incentiva e difunde a cultura de organização em padrão rede, proporcionando experiências e conhecimentos que fortaleçam sua compreensão e prática. Ao mesmo tempo em que apresenta o campo da Educação Ambiental para novos militantes e educadores, incentiva a reflexão crítica para aqueles que nele atuam a partir da sociedade civil, do mercado e do Estado.

 

O Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é o documento de princípios da REBEA e inspira a ação dos educadores ambientais articulados em rede. Avaliar sua inserção na educação ambiental brasileira é um dos objetivos centrais do VII Fórum, assim como contribuir para avaliação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental.

 

Os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – RIO+20 – economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a governança global internacional para o desenvolvimento sustentável – serão exaustivamente debatidos no dia 30 de março.

 

As apresentações de pesquisas e de experiências em Educação Ambiental, junto com as vivências criam oportunidades de diálogos e de expressão da diversidade.

 

A ampla programação construída nas dimensões “ambiental, social, cultural, econômica e visão de mundo”, como formato de mesas redondas, fóruns, rodas de conversa, openspace, café social, minicursos, painéis, oficinas, jornadas temáticas, encontros paralelos, trilha da vida, atividades culturais, vídeos no Ecocine, poesias, artes, danças e com a produção de documentos que serão referência para atuação no campo socioambiental.

 

Com esta ampla abordagem, contemplando diversos segmentos da sociedade brasileira, o Fórum oferece espaço de grande visibilidade e disseminação da imagem institucional dos participantes, provocando impactos positivos e concretos.

 

Matriz Conceitual

 

O tema central é Educação Ambiental: Rumo às Sociedades Sustentáveis. A concepção pedagógica do evento integra a abordagem dos oito níveis de sustentabilidade, os três eixos definidos para o evento – Rio+20, Tratado de Educação para Sociedades Sustentáveis, Educadores ambientais em rede – e os objetivos permanentes do Fórum.

 

Os oito níveis de sustentabilidade: uma visão integradora das sociedades humanas

 

Os oito níveis de sustentabilidade compõem um conjunto de conceitos desenvolvidos a partir das experiências das Ecovilas, sistema de vida comunitário implantado em Findhorn, na Escócia, em 1962 e adotado por cerca de 15 mil localidades rurais no mundo.

 

Os eixos temáticos

 

Os três eixos do VII Fórum foram definidos na sessão final do VI Fórum no Rio de Janeiro. Na concepção do evento eles foram desenvolvidos para responder as seguintes perguntas:

  • 1) Educadores ambientais em rede: COMO PODEMOS FORTALECER O PROTAGONISMO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM REDE, DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E DE SUSTENTABILIDADE?

 

  • 2) RIO + 20: COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE CONTRIBUIR PARA OS EIXOS DA RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a governança global internacional para o desenvolvimento sustentável.

 

  • 3) Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global:  COMO O TRATADO ESTÁ PRESENTE ATUALMENTE NA AÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL BRASILEIRO?

 

Educadores ambientais em rede é um eixo permanente dos eventos e está relacionada aos objetivos da REBEA de divulgar e fortalecer o protagonismo em rede dos educadores ambientais. Está desenvolvido na programação do evento na concepção metodológica das atividades: openspace, café social, rodas de conversa, design participativo do projeto do evento, comunicação colaborativa, ambientação do espaço e disseminação viral.

 

O Encontro da REBEA, no dia 28 de março, será organizado com a técnica de café social que favorece conversações horizontalizadas e seus temas serão levantados de forma colaborativa por meio da ferramenta Opine no VII Fórum, A própria cobertura e divulgação do evento conciliam formas tradicionais da produção jornalística e da assessoria de imprensa com a produção colaborativa amadora no site www.midiasocialrebea.org.br e a disseminação viral na mídia social (Facebook, Twiter, Orkut entre outros canais).

 

A ambientação do espaço do evento e a estrutura da programação estão direcionadas a favorecer os espaços de convivência e compartilhamento, fortalecendo desta forma as conexões entre os educadores ambientais.

 

O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é o documento de princípios da REBEA e inspira a ação dos educadores ambientais articulados em rede. Está presente no evento como tema focal do dia 29 de março, quando acontecerá a Jornada do Tratado de Educação Ambiental. A sessão de painéis do evento terá como foco o Tratado e as pesquisas e projetos apresentados deverão responder a seguinte pergunta: Como os princípios do Tratado estão presentes no projeto ou pesquisa que desenvolvo?

 

A RIO + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável tem como temas: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a governança global internacional para o desenvolvimento sustentável. No VII Fórum o tema será desenvolvido no dia 30 de março. A programação está sendo elaborada em parceria com o Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio + 20 e deverá abranger a apresentação da Conferência, seus dois eixos e as contribuições de alguns do eventos preparatórios. Durante a noite, haverá a apresentação de temas relacionados aos eixos da Conferência e o levantamento das contribuições da Educação Ambiental Brasileira para os mesmos.