Virada Cultural - para crianças e todas os gostos

10/05/2010 19:39

Virada Cultural para crianças


A criançada também será contemplada nessa sexta edição. Além das apresentações do Palavra Cantada (Sandra Peres e Paulo Tatit) e Pequeno Cidadão (Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Antonio Pinto e Taciana Barros), que acontecerão em palcos fixos, pais e filhos poderão andar pelo centro e se divertir com o palhaço Xuxu (Luiz Carlos Vasconcellos), com a Família Burg (o circo tradicional numa leitura contemporânea), com a companhia Pia Fraus, entre outros, que estarão se deslocando nas imediações do Vale do Anhangabaú.

Além disso, são para todas as idades o jogo de futebol apresentado pelos Acrobáticos Fratelli e as esquetes dos vários artistas de rua. Complementando, algumas unidades do SESC também têm espetáculos voltados a esse público. No SESC Interlagos, por exemplo, haverá apresentação de dupla acrobática (Andrei Ricardo Parmezan e Letícia Castiglia) e também Intervenções Mágicas, um espetáculo itinerante com pequenos números de mágica que acontecem a menos de um metro de distância do público. Na mesma unidade haverá visita monitorada até o Museu de Zoologia, da USP. Será um cortejo animado por música e dança.

Linhas especiais de ônibus

 

Neste ano, a São Paulo Transporte (SPTrans) criou uma linha especial de ônibus, para facilitar o deslocamento daqueles que querem aproveitar as atividades oferecidas pela Virada Cultural.

A linha circular 2001/10 Terminal Bandeira/Terminal Princesa Isabel, Amaral Gurgel e Parque D. Pedro II, vai operar ininterruptamente das 16 horas do sábado, dia 15 de maio, até as 24 horas do domingo, dia 16. O circuito foi definido de modo a passar pelos pontos onde há concentração de atividades e espetáculos. A linha conta com 6 ônibus, todos acessíveis, que farão partidas a cada 10 minutos.

Virada Cultural nos ônibus

Quem optar pelo uso da linha especial vai ser surpreendido por apresentações culturais que serão realizadas dentro dos coletivos. Entre elas atividades circenses, comédia stand up, oficina com bonecos, apresentações musicais (forró, repentistas, emboladas, chorinho) e contadores de histórias.

Bilhete Amigão antecipado

Para incentivar as pessoas a usarem o transporte coletivo, a SPTrans decidiu antecipar o horário do Bilhete Amigão, que no final de semana da Virada Cultural passará a valer a partir das 16h do sábado até a meia-noite do domingo.

Com Bilhete Único Amigão o usuário pode fazer até 4 integrações num período de 8 horas, pagando somente uma tarifa de R$ 2,70.

Na edição passada da Virada Cultural, 400 mil pessoas usaram o Bilhete Amigão durante o evento. Para este ano, a SPTrans estima que meio milhão de usuários se beneficiem do Bilhete Amigão.

Horários diferenciados das linhas

Durante a madrugada da Virada Cultural, os paulistanos contarão com 68 linhas em operação (relação pode ser consultada no site da SPTrans, www.sptrans.com.br). Dessas linhas, 42 operam em pontos da área central, nos terminais de transferência Amaral Gurgel, Bandeira, P. D. Pedro II, Princesa Isabel e Correio.

O número de partidas das linhas será triplicado de modo evitar esperas e oferecer uma quantidade maior de lugares.

As estações do Metrô que vão operar durante o evento serão atendidas por linhas de ônibus. Os usuários poderão contar com ônibus em todos os corredores e terminais para ter acesso aos eventos.