30/08- Comunidades da Zona Leste debatem educação como desenvolvimento

30/08/2013 13:00

Comunidades da Zona Leste debatem

educação como desenvolvimento

Seminário na USP Leste reúne órgãos públicos e sociedade civil para propor ações e compromissos

 

Mobilizar pessoas e organizações dispostas a realizar a educação como desenvolvimento local em distritos prioritários da Zona Leste do município de São Paulo. Este é o objetivo do conjunto de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil que se reunirá no próximo dia 30 de agosto, na USP Leste, para a realização do 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local.

 

Pessoas de mais de quinze instituições estão organizando o encontro e já foram constituídos doze grupos de trabalho temáticos. Pretende-se que o seminário produza propostas de ação e compromissos para realizá-las. Os temas estão concebidos como fatores importantes para uma educação que seja ao mesmo tempo um processo de desenvolvimento das pessoas, tanto como indivíduos quanto como integrantes das comunidades locais.

 

Os responsáveis pelo Grupo de Trabalho sobre Transporte, por exemplo, contarão com especialistas para contribuir com propostas de ação formuladas pelo grupo visando a ampliar a mobilidade urbana. E assim será com os outros temas: escolaridade, comunicação, economia local, segurança pública, saúde, pesquisa sobre realidade local, pessoas com deficiência, gestão escolar, equilíbrio ambiental, convivência escolar e elaboração de políticas em diálogo com o poder público.

 

Na parte inicial, os participantes se reunirão por grupos de trabalho e, em seguida, estarão juntos numa plenária para apresentar e apreciar os resultados dos grupos e para a manifestação de representantes da prefeitura, do governo estadual e do federal, que serão convidados.

 

Entre os participantes do 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local estão as Diretorias Regionais de Educação de São Miguel e de Itaquera (municipais), a Diretoria Regional de Ensino Leste 2 (estadual), profissionais de escolas públicas, a Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação e USP Leste), o CIC-Centro de Integração e Cidadania Leste, integrantes de conselhos gestores de unidades básicas de saúde, assim como as organizações Ação Educativa, Cenpec, Fundação Tide Setúbal, Instituto Alana, Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche e rádio Integração.

 

Confira a programação:

12h30-13h20     Recepção

13h20-13h30     Abertura

13h30-14h30     Grupos de Trabalho: elaborar propostas de ação

14h30-15h00     Grupos de Trabalho: comentários de especialistas às propostas de ação

15h00-15h30     Grupos de Trabalho: escolha de 3 ações prioritárias

15h30-15h50     Intervalo

15h50-16h40     Plenária: painel de ações prioritárias dos GTs

16h40-17h10     Plenária: palavra aberta: recomendações às ações prioritárias dos GTs

17h10-17h40     Plenária: palavra do poder público

17h40-18h00     Plenária: palavra aberta: recomendações ao processo de educação como desenvolvimento local

 

Serviço:

2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local

Data 30 de agosto de 2013

Horário: das 13h às 18h

Local: USP Leste (Av. Arlindo Béttio 1000 Ermelino Matarazzo, São Paulo)

Informações e pré-inscrições: http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/index.php