Estresse no dia a dia

29/11/2010 12:00
Estresse no dia a dia


O grande João Guimarães Rosa alerta pelo verbo doído de Riobaldo: " Viver é muito perigoso."Cada vez mais esta afirmação se mostra verdadeira. Viver em época de poucas ou nenhumas certezas, de velocidade estonteante, sem parâmetros , sem mapa, sem guia é , de fato, grande desafio para qualquer vivente. Para muitos de nós a tarefa se torna , muitas vezes, dolorosa.Fala-se, cada vez com maior freqüência, na modernidade, na complexa interação mente-corpo .Um exemplo desta sutil interação é o Estresse.Há muitos fatores propiciatórios do Estresse na vida diária do homem moderno.Mas o que é mesmo Estresse?

É um conjunto de reações do organismo a qualquer agressão de origem externa ou interna.

Costuma ocorrer quando o organismo é exigido além de suja capacidade normal e afeta o indivíduo, sua família, amigos, seu grupo social e , é claro, o local em que trabalha, sob a forma de estresse organizacional.Estresse é, então, uma designação geral para um conjunto de reações do organismo a qualquer ameaça percebida .Pode ser resultante tanto de agressões físicas , como psíquicas, infecciosas.Seja qual for sua gênese , o Ser a todas percebe como reais.

Como lidar com esta dor que nos rói nem sempre vagarosamente? 

Não temos poder sobre o ambiente, mas temos, sempre a possibilidade de escolher como vamos reagir a seus estímulos. A necessidade que muitos de nós sentimos de estarmos permanentemente no comando, no controle de toda situação é uma das maiores causas de estresse.Ora, por que precisamos estar no controle? Talvez essa angustiante necessidade venha do fato de termos dificuldades crescentes em estabelecer pontes conosco mesmo e com o outro, de gerenciar nosso tempo, nossa ânsia de informação, e vai por aí. 

Podemos, face às situações de estresse agir com calma ou com impulsividade.

Há provas de que a permanência em estado de estresse pode ter um efeito dramático sobre à saúde, como pressão alta e problemas cardíacos, entre outros efeitos danosos.

Além disso, quem se deixa permanecer em estado crônico de estresse tem muito chance de apresentar comportamento destrutivo, que leva a um alto custo, não só para si mesmo como indivíduo, como para o ambiente corporativo em que esteja.

Este quadro leva inexoravelmente à baixa qualidade de serviço, ao aumento de reclamações, à diminuição da produtividade. Os efeitos na saúde corporativa são dramáticos: má reputação; má imagem organizacional; troca constante de pessoal, o que é extremamente oneroso.

Quanto ao indivíduo, o estado permanente de estresse, além dos efeitos sobre sua saúde física, pode levar à diminuição da capacidade de tomar decisões com clareza; variações de humor e comportamento instável afastam as pessoas, o que pode levar ao estabelecimento de um ciclo permanentemente alimentado de destruição da auto -confiança e da capacidade de comunicar-se com o outro. E ainda, é claro, há os efeitos sobre a vida pessoal .

O estresse pode ser fatal. Entretanto, sob o comando de nossa vontade , podemos tomar atitudes que nos levem a manter o nível de estresse, digamos, administrável.Vejamos algumas:

1- Observe seus sinais de alerta. Comece a agir a partir deles.

2- Ao se sentir agitado, pare, dê uma volta, respire, medite, olhe pela janela.Isto ajuda.

3- Abandone a mania de levar trabalho para casa.

4- Aprenda a dizer não.

5- Busque uma alimentação saudável. Abandone o fumo, cafeína e o álcool em excesso.

6- Aprenda a delegar tarefas e a confiar no outro.

7- Cultive um passatempo.

8- Se você tem dores de cabeça constantes ou insônia, procure um médico com urgência e SIGA seus conselhos.

9- Presenteie-se com pequenas alegrias.

10- Se possível, ponha sua mesa perto de uma janela e olhe para ela.

11- Conviva mais e melhor com as pessoas. O isolamento é muito estressante.

12- Seja gentil. O outro retribuirá. Isto diminui a tensão do dia -a -dia.

13- Seja flexível ao agir.

14- Adote um ser vivo. Animal ou vegetal.

15- Faça exercícios leves. Caminhadas, por exemplo.

16- Vivencie um processo de Coaching Integral

E a regra de ouro: tenha amor e compaixão por você mesmo. Trate-se bem. Seja generoso consigo mesmo.  

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