Mobilize-se contra as ameaças à liberdade de expressão e comunicação na internet

23/05/2011 22:25

Mobilize-se contra as ameaças à liberdade

de expressão e comunicação na internet

A internet é o lugar onde nos encontramos, conversamos, criamos, nos educamos e nos organizamos. No entanto, o momento é decisivo na história da rede, que pode se tornar uma ferramenta essencial no desenvolvimento das sociedades, do conhecimento e da cultura, ou uma arma totalitária de vigilância e controle. Estabelecer a censura e o controle é o que pretendem líderes do G-8 que, reunidos na França, vão discutir pela primeira vez políticas de internet. Por isso, diversas organizações estão se unindo em mobilizações para assegurar a liberdade de comunicação e de expressão na rede.

Após 15 anos de luta contra o compartilhamento em nome de uma lei de copyright obsoleta, governos de todo o mundo estão juntando forças para controlar e censurar a Internet. O black-out na internet do Egito, a reação do governo norte-americano ao Wikileaks, a adoção de mecanismos de bloqueio de websites na Europa, ou os planos para o “corte relâmpago da Internet”[1]
são ameaças significativas a nossa liberdade de expressão e comunicação. Estas ameaças vêm de corporações e políticos, incomodados pelo advento da Internet.

Como país anfitrião do G8, o presidente Nicolas Sarkosy quer dar um passo a mais no controle da Internet. Ele convocou líderes mundiais para uma cúpula em busca de uma “Internet civilizada”, conceito emprestado do governo chinês. Criando temores como “cyber-terrorismo”, o objetivo é generalizar regras de exceção a fim de estabelecer a censura e o controle, em detrimento da liberdade de expressão e outras liberdades civis.

Esta política vem sob discursos como “democracia” e “responsabilidade”, mas basta olharmos para suas ações. Sarkosy já permitiu o corte na Internet de cidadãos e a censura de conteúdos online na França.

A Internet nos permite expressar nossas opiniões de forma universal. A Internet nos une e nos fortalece. É um espaço onde a diversidade de nosso planeta se encontra em uma civilização comum. Nossa imaginação, em todos os meios que criamos e publicamos, nos ajuda a proteger nossos direitos e manter a Internet livre. Enquanto os líderes mundiais se reúnem no fim deste mês, precisamos todos usar nossa criatividade para rejeitar toda e qualquer tentativa de transformar a Internet em uma ferramenta de repressão e controle.

Saiba mais sobre a chamada criativa 'G8 X INTERNET' em http://g8internet.com/?lang=pt-br. Você também pode enviar qualquer tipo de expressão em resposta a este chamado para submit@g8internet.com.

Acesse também a página da 'G8: Protect the Net' e leia a carta dirigida ao Presidente Sarkozy e aos outros líderes do G-8. Os textos estão disponíveis em inglês, alemão e espanhol. A iniciativa também prevê tanto a participação individual quanto a coletiva, por meio do apoio de organizações. Participe! O endereço é https://www.accessnow.org/page/s/g8-protect-the-net.

[1]http://g8internet.com/?lang=pt-br#chamada-para-acao-criativa-n-1 

 

 Fonte: Rets